Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

POR QUE LITERATURA?


                                    por Moisés Neto


            Sempre procurei algo que fosse interessante em alguém. É mais ou menos assim a minha vontade de escrever e tornar público o que eu escrevo. Sempre amei o Recife além de toda repressão contida neste lugar e sempre quis expressar a minha opinião sobre o que é viver aqui, como escritor, como intelectual, etc. Escrevo para me inventar. Como autor uso a minha literatura para unir as letras e a civilização em seus detalhes. Ser escritor é ser pai e mãe. Começo às vezes, paradoxalmente, com uma narrativa pré-verbal que busco dentro e fora de mim: grunhidos, suspiros, gritos, sussurros, etc. É muito difícil chegar até a arqueologia deste meu experimento, atrás das barricadas desse meu desejo, desta minha ambição, recusa, reclusão, liberdade (?). Escrever é dar primazia ao pensamento sobre a ação, ao macro sobre o micro: Diacronia (a evolução no tempo – fenômenos culturais, sociais, linguísticos, etc.) e Sincronia (isolar o fenômeno num certo tempo uma época que em retrato). Já viajei por muitos lugares do mundo em busca de contrastes que refletissem a minha tese. Terminei por quase não acreditar que houvesse uma mudança no mundo: há uma troca de pensadores no poder, mas existe sempre a necessidade de limites, como esses tão necessários na educação das nossas crianças. Vi logo que a liberdade só se justifica pelo jogo arriscado cuja regra principal é o tudo ou nada. Percebi que na minha escrita está refletida a urgência a ditar a matéria dos meus passos. Nunca fui contra a fome do capital, apenas não suporto muito bem as suas, digamos assim, torturas. Houve em mim sempre a alegria de pensar, de criar e de oferecer meus textos escolhendo a mídia a meu alcance. Cai sobre mim o peso da disciplina que barra um agir livre, que sufocou tantas vezes minha aparente revolta, mas por dentro eu sempre soube que realizo o possível.Duvido um pouco de conceitos totalizantes sobre “certo” e “errado”. Como esta “certeza” está vinculada ao poder (político, econômico, social, afetivo, sexual, etc.)? Devemos tentar entender a vida não apenas pelo conhecimento dividido das épocas passadas, o que foi, mas sim pelo que já não somos ou pelo que poderemos ser. Eu quero interrogar o espaço (mítico e real) que nos cerca. Meus textos são como embarcações: espaços flutuantes lançados na imensidão das águas, são reflexos, como este agora o é, dos outros textos que leio e, ouço e sinto no mundo. Abraço a literatura porque a linguagem para mim funciona como o espaço do possível de ruptura com a noção primitiva do tempo. A linguagem supera o tempo (embora aconteça dentro dele): realizando, e desrealizando, busco nas palavras a presença dos seres e vejo a literatura como sendo um “outro” lugar, um acesso a um mundo onde se pode enxergar o que não se deveria ver: uma experiência extrema do pensamento. Ela nos faz reinventar as palavras, deslizar entre os sentidos, penetrar espaços, habitar neles, sem se fixar num lugar, sem estar em terra firme, rumo ao horizonte da compreensão, do ser enquanto ser múltiplo, plural, mutante. Temo que ao ansiar por uma nova mecânica de poder eu rasure ou... reforce ao mesmo tempo certos valores antigos que se embutem, de alguma forma, às minhas estratégias de composição e divulgação de textos. A guerra não é o contrário da paz quando se trata, por assim dizer, de literatura, nela a história de uns  pode ou não ser a história de todos? É uma anti-história o que a minha literatura reflete, uma reflexão contraditória entre o ser e o não-ser. Prazer e trabalho. Mãos à obra!
                                   
                                              Moisés Neto (professor , pesquisador, escritor, doutor em letras pela Ufpe)
                                                                                                Recife, junho de 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário