Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Emparedada



Estreia hoje "Amores Roubados", minissérie da Globo, mostra Leandro Dantas voltando à cidade de Sertão natal, agora como sommelier que se envolve com Isabel, Celeste e Antônia, filha de Isabel e de Jaime. Distorcendo o romance de Carneiro Vilela, o rocambole é apimentado com desejo, ciúme e vingança, dirigido por José Luiz Villamarim e gravado em Petrolina e Paulo Afonso, principalmente. Trata-se de uma adaptação de “A Emparedada da Rua Nova”, folhetim publicado no Recife.


Emparedada saiu de 1909 a janeiro de 1912, centenas de páginas. Lá está o nosso Recife antigo, em 1861, onde encontramos Jaime Favais e seu sobrinho João Favais, caixeiro. É no teatro de Santa Isabel que se conhecem Leandro e Celeste. Ele seria um falso estudante de medicina, ela casada e ligada ao lar e à família, à filha Clotilde, que também se apaixona por Dantas e fica grávida. Jaime fica furioso com a traição da esposa e a gravidez da filha, resultado: manda matar o rival e (dizem que aconteceu mesmo, será?) emparedar a própria filha, na casa da rua Nova. 


Rua Nova, Recife, hoje, mas não é esse o cenário da minissérie


Em Recife já houve pelo menos duas montagens teatrais da obra. Uma com texto de Cláudio Aguiar e direção de Augusta Ferraz e outra da Trupe Ensaia Aqui e Acolá (O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas) em forma de melodrama circense.

É na Rua Nova também que estão os ossos dos meus avós maternos e da minha bisavó, na Igreja Conceição dos Militares.

E olha só uma música da trilha sonora:

http://www.youtube.com/watch?v=6ktYpaGVUe0
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário