Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

PEBA Très chic! Amores roubados têm mais valor na TRANSTEVÊ

Está cada vez mais down no high-society do sertão de PEBA, como diz Gilberto Gil, (fusão de Pernambuco e  Bahia, cenário de... Amores Roubados!). Chega de pobreza e de ave-marias e seca, tudo sob supervisão de texto de Maria Adelaide Amaral. Finalmente Ísis vai pegar Cauã, entre um brinde e outro, um Jet ski, uma barco de luxo... tudo muito dourado, edulcorado, muita grana, mansões. Até a pobre prostituta (interpretada por Kássia Kis Magro) parece que está no Paris Texas de Win Wenders. Très chic!

. Estereótipos dos Sertões de Euclides da Cunha esconjurados. Música estrangeira em banheiras luxuosíssimas. E Leandro fracassa no primeiro intercurso sexual com Antônia.
Leandro e Antônia se entregam à paixão
- Acontece com todo mundo!
- Aconteceu contigo?
- Não, diz o melhor amigo.
E Patrícia Pilar, a mãe de Ísis na trama , lê com a filha, pensando as duas em Cauã Reymond:
Eu não quero o teu corpo
Eu não quero a tua alma,
Eu deixarei intato o teu ser a tua pessoa inviolável
Eu quero apenas uma parte neste prazer
A parte que não te pertence.
Antes ele explicou para a primeira quem era Joaquim Cardozo (engenheiro calculista de Niemeyer... ).
Enquanto isso Dira Paes pega o rapaz atrás do vido canelado, aliás ela a pega , brutalmente, por trás! “Quer me machucar?”.
O filtro na casa de Leandro/ Cauã é de barro!
Ele e Ísis vão a um forró; toca Só quero um xodó, e uma música que diz “hoje você tem que ser minha (...) pra gente chamegar (...) teu olhar pode queimar!” .
Corte para Murilo Benício (parece mais um coronel lobisomem), pai de Antônia, ao lado da esposa cada vez mais louca por Cauã/ Leandro.
Volta para o par central, ela já tomou cachaça, antes apareceu em sonho pra Leandro/ Cauã e disse (profeticamente): “de mim você não escapa!” Vai para cama pela segunda vez com ele e tome calcinha preta: dá-lhe uma chave de coxa arrepiante.

Enquanto isso alguns acadêmicos se posicionam contra as liberdades tomadas pela adaptação em relação ao texto original.

No final tem um banho de sangue e uma loucura gravada no que Walter Carvalho chama de TRANSTEVÊ
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário