Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Ollantaytambo,Vale Sagrado, no Peru


Moisés Monteiro de Melo Neto (Moisés Neto) em Ollantaytambo, Vale Sagrado,  no Peru







Ollantaytambo no Peru, aqui guardavam comida, do outro lado, na montanha à frente da cidade, a mais de mil metros



Ollantaytambo TEMPLO DO SOL , no Peru


Alguns acham que este lugar é apenas como um ponto de passagem para ir até Machu Picchu, já que o trem passa ou parte de lá. Ledo engano...


Ollantaytambo ou Ullantaytanpu (quechua: Ullantay Tampu) é uma obra monumental DA ARUITeTURA dos Incas. É a única cidade da era inca peruana ainda habitada. Em seus palácios vivem os descendentes das casas nobres de Cusco. Os pátios mantêm sua arquitetura original. Atualmente é um povoado, capital do Distrito de Ollantaytambo (Província de Urubamba), situado na parte sul a cerca de 90 km a noroeste da cidade de Cuzco. 


Moisés Monteiro de Melo Neto (Moisés Neto) em Ollantaytambo, Vale Sagrado,  no Peru


É um dos complexos de arquitetuta mais monumentais dos incas. Comumente chamado "Fortaleza", devido a seus descomunais muros, foi na realidade um Tambo ou cidade-alojamento, localizado estrategicamente para dominar o Vale Sagrado;  a qualidade de cada pedra trabalhada individualmente, fazem de Ollantaytambo uma das obras artísticas mais peculiares e surpreendentes que realizaram os antigos peruanos, especialmente o Templo do Sol e seus gigantescos monolitos. Algumas das rochas utilizadas na construção são somente encontradas a alguns quilômetros da cidade, o que revela o domínio de técnicas avançadas de transporte de rochas. As pedras eram trabalhadas antes de serem transportadas e nesse trabalho eles deixavam sulcos para facilitar o transporte, mediante amarração de cordas.

Uma das montanhas que cercam a cidade mostra formações rochosas que lembram a metade de um rosto, aparentando com um rei de barba e coroa. O rosto apareceu após de um terremoto que aconteceu no século passado. Impressionante!

As ruas retas, estreitas e pitorescas hoje formam quinze grupos de casas localizadas ao norte da praça principal da cidade, que constituem em si um verdadeiro legado histórico. Algumas casas da época tipo colonial estão construídas sobre belos muros incaicos polidos com esmero. Os tons da pedra são alegres, de uma cor de flor petrificada, rosa escuro. Na praça principal um grande bloco de perfeitas arestas encaixa em uma dupla fileira seus quinze ângulos de estrela terrestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário