Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

SOBRE O NOBEL DE LITERATURA PARA O AMERICANO BOB DYLAN

           Minha opinião sobre um dos livros de Bob Dylan? O livro de Bob Dylan, “Crônicas”- Volume Um,  é cru e um tanto quanto cubista. Ele nos sacode numa viagem pelos anos 60 sob a ótica de um boy disposto a tudo para mostrar sua poesia cantada, ambiciosa e pouco complacente. Dylan é incrédulo e estranho.  Sai contando sua vida pessoal e dá para notar que inventa muito sobre ela (ninguém lembraria tantos detalhes depois de tanto tempo assim).
O tom é coloquial e a sintaxe bem particular. Às vezes o discurso cheira à maconha. Há uma espécie auto-congratulação pairando sobre quase todas as páginas diante do nosso olhar (incrédulo?).
Robert Zimmerman, judeu, tem o dom de contar histórias, vide suas letras enormes, e não faria por menos ao contar a sua própria. É um jogo de cabra-cega no meio de um 4 de julho muito doido. Isto é apenas o volume UM!
Agora a Academia sueca o chama de esnobe, arrogante, pois ele não atende suas ligações nem confirma se vai a Suécia receber a honraria em dezembro. Será que vai fazer como Sartre,(que em 1964, recusou o prêmio? Duvido muito...(moisesmonteirodemeloneto-moisés neto)

Alguns livros de Bob Dylan





                Já Lucila Nogueira, minha caríssima amiga, escritora e professora, dá sua opinião SOBRE O NOBEL DE LITERATURA PARA O AMERICANO BOB DYLAN:"Aos que pediram inbox a minha opinião pessoal torno público ser claro que eu como escritora e professora de literatura fraternalmente o considero um equívoco - aliás quando houve esse atraso de uma semana para o anúncio oficial pela Academia Sueca eu tive uma intuição de que haveria sim uma surpresa e me coloquei a fazer matérias mas não imaginei confesso que fosse a concessão do prêmio dada a um gênero como a música assim distinto da sua nomenclatura - acredito que o artista premiado deve ter sido indicado pelo próprio governo do seu país que recentemente o tem homenageado (Barack Obama) pela ideologia libertária de suas canções - os prêmios erram e erram também as pessoas que os julgam : vivemos uma época de esvaziamento cultural e abandono das essências em favor de interesses outros : para mim a premiação de Bob Dylan seria justa claro se estivéssemos tratando de um prêmio mundial de Música Popular - aqui a minha solidariedade aos escritores de verdade que concorreram"


Dylan e Ginsberg




 O Nobel de Literatura este ano para Bob Dylan traz ao centro da discussão outra vez a velha polêmica entre poesia e letra de música : vale assinalar os formatos em livro que publicou :(1971). Tarantula. Macmillan. ISBN 0261633376.(1973). Writings and Drawings by Bob Dylan. Jonathan Cape. ISBN 0-224-00867-6 (1985). Lyrics: 1962–1985. Knopf. ISBN 978-0394542782.(2004). Chronicles: Volume One. Simon & Schuster. ISBN 0-7432-2815-4.(2004). Lyrics: 1962–2001. Simon & Schuster. ISBN 0-7432-3944X (2014). Lyrics: Since 1962. Simon & Schuster. ISBN 978-1476797700. Edited by Christopher Ricks, Lisa Nemrow, Julie Nemrow.


nobel para bob dylan?  moisés monteiro de melo neto relê o livro "Tarântula"




Nenhum comentário:

Postar um comentário