LITERATURA BRASILEIRA
William Cereja tem produzido excelente material didático muito interessante para os mais jovens estudantes
Moisés Monteiro de Melo Neto e William Cereja
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1 1. O texto literário: 1.1 conceitos;
especificidades, características e funcionalidade. 1.2 estilo individual,
estilo de época, texto e contexto social e histórico. 2. Funções da linguagem:
2.1 as funções da linguagem no estudo do texto literário e não literário. 2.2
conotação e denotação na análise de texto literário e não literário; 3. Gêneros
literários: 3.1 lírico, épico, narrativo (conto, crônica, romance e novela) e
dramático; 3.2 aspectos constitutivos dos gêneros literários. 4. A
plurissignificação da linguagem literária: 4.1 intertextualidade e
Interdiscursividade; 4.2 – paródia e paráfrase. 5. Estudo da gênese da
literatura brasileira: 5.1 – a influência da literatura portuguesa na formação
da literatura brasileira: da era medieval ao classicismo de Camões. 5.2 - a
informação e a missão - a literatura de viagens e a de catequese. 6. O
Quinhentismo. 6.1 – contexto social e histórico: o estudo da produção literária
do Brasil colonial. 6.2 – A Carta de Caminha e Crônicas dos Viajantes. 7. O
Seiscentismo. 7.1 – contexto social e histórico: o estudo da produção literária
da época seiscentista. 7.2 - a poesia de Gregório de Matos, os Sermões de Padre
Antônio Vieira. 8. O Setecentismo. 8.1 – contexto social e histórico: o estudo
da produção literária do período setecentista. 8.2 - O arcadismo mineiro - o
épico, o lírico e o satírico. Cláudio Manoel da Costa. Tomás Antônio Gonzaga –
José Basílio da Gama. Obras Literárias 1. GONZAGA, Tomás Antônio. Cartas
Chilenas. São Paulo: Martin Claret, 2007. 2. MATOS, Gregório de. Antologia.
Porto Alegre: L&PM Editores, 1999. 3. OLIVIERI, Antonio Carlo e VILLA,
Marco Antonio (Org.). Cronistas do Descobrimento. Série Bom Livro. São Paulo:
Editora Ática, 1999. 4. TORERO, José Roberto e PIMENTA, Marcus Aurelius. Terra
Papagalli. Rio de Janeiro, 2010. 5. VICENTE, Gil. Auto da Barca do Inferno. São
Paulo: Martin Claret, 2010.
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LITERATURA BRASILEIRA 1. O Romantismo. 1.1 – contexto social e histórico: o
estudo da produção literária do período romântico brasileiro. 1.2 – as fases da
poesia romântica: nacionalista, ultrarromântica e social. 1.3 – a prosa
romântica: indianista e urbana. 1.3 – A literatura de transição, de Manoel
Antonio de Almeida. 1.4 – o estudo das principais obras dos seguintes autores:
Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves, Joaquim Manoel de Macedo,
José de Alencar e Manuel Antonio de Almeida. 2. O Realismo. 2.1 – contexto
social e histórico: o estudo da produção literária do período realista do
Brasil. 2.2 – a relação asàentre o paradigma racionalista e a
construção da estética realista e naturalista do Brasil. 2.3 - prosa parnasosimbolista:àidiossincrasias da literatura de
Machado de Assis e de Aluísio Azevedo. 2.4 – poesia o esteticismo de Olavo Bilac entre o sensualismo
e o perfeccionismo do verso, e Cruz e Souza entre o misticismo e a revolta
contra o preconceito racial. Obras Literárias 1. ALVES, Castro et al. Antologia
de poesia brasileira: romantismo. São Paulo: Ática, 1998. 2. ALENCAR, José de.
Senhora. São Paulo: Ática, 1998. ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás
Cubas. São Paulo: Ática, 1998. 4. AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. São Paulo:
Ática, 1998. 5. ALMEIDA, Manoel Antonio de. Memórias de um Sargento de
Milícias.
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3 Pré-modernismo. 1.1 - contexto social e
histórico: o estudo da produção literária da época. 1.2 – o estudo dos
seguintes autores e suas principais obras: Euclides da Cunha, Lima Barreto,
Monteiro Lobato e Augusto dos Anjos. 2. As Vanguardas Europeias. 2.1 - contexto
social e histórico: o estudo das diversas influências estéticas na literatura
da época. 2.2 – futurismo, cubismo, dadaísmo, expressionismo, impressionismo e
surrealismo. 3 Modernismo. 3.1 – Primeira Fase: A Semana de Arte de 22: a
inovação de Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira. 3.2 -
Segunda Fase – o Modernismo de 30: a poesia nas suas múltiplas faces: Cecília
Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes. 3.3 – O Regionalismo
Nordestino: a narrativa vigorosa, a denúncia social e a forte oralidade na Rachel de Queiroz, José Lins do Rêgo,
Graciliano Ramos e Jorge Amado. 3.4 - Terceira Fase - aàficção GERAÇÃO de .45: João Cabral de
Melo Neto ( o poeta engenheiro); Clarice Lispector (epifania clariciana) e João
Guimarães Rosa (a linguagem reinventada). 4. Tendências da Literatura
Contemporânea. 4.1 – Poesia Concretista: Ferreira Gullar, Decio Pignatari e Os
Irmãos Campos. 4.2 – As peculiaridades da produção literária dos seguintes
autores: Mario Quintana, Paulo Leminski, Adélia Prado e Raimundo Carrero. 4.3 -
O teatro brasileiro. - A visão inovadora de Nelson Rodrigues. 4.4 – A denúncia
social, o humor e a ironia de Ariano Suassuna. Obras Literárias 1. CARRERO,
Raimundo. A História de Bernarda Soledade. Recife: Editora Bagaço, 2005. 2.
LISPECTOR, Clarice. A Hora da Estrela. Rio de Janeiro: Rocoo, 2010. 3. MELO
NETO, João Cabral de. Morte e Vida Severina. Alfaguara Brasil, 2007. 4. RAMOS,
Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro: Record, 2006. 5. ROSA, João Guimarães.
Primeiras Estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. 6. SUASSUNA, Ariano.
A Farsa da Boa Preguiça. Rio de Janeiro: José Olympio, 2007.
Bernarda Soledade uma
mulher bastante batalhadora que morava no sertão da Paraíba em uma
cidade chamada Puchinãnã. Essa historia se passa em dois temos no
passado e no presente. Conta que Bernarda, s Inês( irmã) e sua mãe Gabriela
estão rezando no santuário . Mais todas as vezes que elas vão começar a
tempestade atrapalha, sua mãe Gabriela estava para comemorar as bodas de ouro.
Até que Lembram que Anrique o irmão do Pedro Militão, ou seja, seu tio . Ele
chegou com seu cavalo imperador . Ele pede para passar uns tempos na casa
da família , ai Bernarda deixa já que tinha tomado tudo dele e proibido a
captura de cavalos selvagem, mas ele tinha que fazer o serviço dela que
era domar os cavalos da casa grande, ela também diz a história de
quando ele ficou todo ensanguentado depois de pegar um cavalo . fala
também quando encontra seu pai enforcado no quarto do segundo andar .
No presente Bernarda e Inês discutem porque Bernarda só toma decisões
erradas e elas duas também falaram que Anrique quando estava vivo gostava das
duas irmãs , elas tentaram terminar a reza mas as velas se apagaram e quando
elas iam acender Gabriela disse que não acendessem porque os mortos
conversam no escuro . Inês estava bordando um galo vermelho que seria dado para
a filha de Bernarda, mais Bernarda não entendia porque a sua filha já
tinha morrido e Bernarda também matou o filho de Inês . Benarda fica pensando
quando ela e Anrique estavam sozinhos no quarto e Anrique confessou que tinha
atado Pedro militão ai Bernarda ficou com raiva.Nessa Parte o livro fala sobres
os pensamentos de Inês que gostava de tomar banho nua no rio. Gabriela sempre
ficava esperando Pedro e ficava falando no casamento e o que ia acontecer na
sua festa de comemoração das bodas mais Pedro já estava
morto.
Depois elas
tentavam terminar a reza mais os cavalos principalmente o imperador
faziam muito barulho mais mesmo assim elas terminaram a reza, depois
Bernarda achou muito estranho que todos ainda estavam acordados e sempre depois
da reza todos dormiam , até que o cavalo de Anrique o imperador quase derrubou
a porta, Inês começou a pensar quando encontrou Anrique quando ela tomava banho
nua no rio, dessa vez foi Bernarda quem lembrou quando ela e Anrique atacaram
os fazendeiros daquela região que eram Lucas jeremias, Pedro de Azevedo e
Arimateia, todos eles mortos por Bernarda por isso era conhecida
como Tigre Bernarda Soledade. Gabriela Soledade gritava pelo marido até
que Bernarda e Inês pegaram aguardente para ela e ela ficou mais
quieta sentada na cadeira e com o vestido todo desbotado e imperador
sempre fazendo barulho alem dos trovoes e quase tudo escuro mais Gabriela
ainda falava e Bernarda e voltou a fazer crochê. Gabriela depois de ter tomado
aguardente ela dorme , Inês e Bernarda continuam a conversar, Bernarda
pergunta a Inês se ela não gostaria de ter um filho Inês pensa e responde
que não , depois da conversa a mãe delas acorda com um grito, e os santos
do santuário sempre ficaram sangrando representando o sofrimento daquela casa.
Gabriela se assusta e bate a cabeça fazendo um corte e Inês
sua filha pega um pano para limpar. Com a distração de Inês e Gabriela,
Bernarda sai na chuva ela cai por causa que o fantasma do cavalo
imperador o derrubou , ela levanta e vai até o túmulo de sua filha e
começa a falar com a filha morta, falando das coisas que deu a ela e fala que
não queria uma filha mulher porque na cidade já havia muitas mulheres. Inês
percebe que Bernarda saiu e vai atrás dela e sempre chamando por Bernarda que
não responde e vai ao túmulo de Anrique.
Agora a história se
passa no passado ela fala que quando Anrique foi assassinado Bernarda com
a barriga grande foi se vingar, no meio do caminho Bernarda sente dores e cai
do cavalo, Inês Soledade que estava espionando saiu do meio do mato e fez o
parto de Bernarda que ficou feliz pensando que era menino mais não era e ela
com cara de nojo mandou Inês levar ela para a casa delas depois Bernarda montou
no cavalo e foi para casa. No presente Inês foi atrás de bernarda que tinha
saído de casa que foi no tumulo da sua filha, mesmo assim achou Bernarda no
escuro, Elas voltam para casa quando chegam em casa viram que sua mãe não
estava mais em casa ai elas duas saem de novo de casa mas agora elas
foram no santuário para rezar e ir procurar a mãe.
Agora a história
se passa no passado que Inês atraiu Anrique para a sua morte, Anrique foi morto
por Pedro Lucas filho do Geremias ,quando Pedro Lucas matou Anrique com
um tiro na boca depois no enterro do pai em Santo Antonio do salgueiro.
Novamente no presente Gabriela foi encontrada morta ela foi morta no curral
ela havia sido pisoteada pelos cavalos,O livro termina com Inês limpando um
santo que estava todo ensangUentado e limpando-o enquanto Bernarda foi rezar,
pegou o galo bordado e colocou em um pau como uma bandeira .
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