1)
POESIA
CONCRETA
Características:
¨ Exploração
de todas as potencialidades das palavras e das combinações sintáticas.
¨ Ruptura
com a leitura linear (cada poema é um convite a um novo tipo de leitura) –
LUDISMO.
¨ Aproveitamento
das conquistas modernistas de 1922 (as experiências radicais de Oswald de
Andrade).
¨ Objeção
ao subjetivismo formalista e o ideário classicizante.
¨ Influência
da civilização industrial e tecnológica. Reflexo dos meios de comunicação de
massa (quadrinhos, por exemplo).
¨ Preferência
por estruturas nominais que se relacionam espacialmente (horizontal e/ou
verticalmente).
¨ Substituição
da sintaxe verbal pela sintaxe analógico-visual (visão, audição, carga
semântica).
¨ Valorização
do significante (a palavra).
¨ Exploram-se
os campos.
a) Semântico: polissemia,
trocadilhos.
b) Sintático:
ruptura com a sintaxe tradicional.
c) Léxico:
neologismos, estrangeirismos, siglas,
substantivos concretos.
d) Morfológicos:
separações dos prefixos, dos radicais, dos sufixos.
e) Fonético: uso
de figuras de som; jogos sonoros.
f)
Topográfico:
abolição do verso tradicional, aproveitamento dos espaços brancos
Onde quer
que você esteja/ Em Marte ou Eldorado/ Abra a
janela e veja
O pulsar quase mudo/ Abraço de anos-luz/ Que nenhum sol aquece/ E o oco escuro esquece
O pulsar quase mudo/ Abraço de anos-luz/ Que nenhum sol aquece/ E o oco escuro esquece
(Augusto de Campos, O
pulsar, 1975)
2) FERREIRA GULLAR
A VIDA BATE
O amor é difícil
mas pode luzir em qualquer ponto da cidade.
E estamos na cidade
sob as nuvens e entre as águas azuis.
A cidade. Visto do alto
ela é fabril
e imaginária, se entrega inteira
como se
estivesse pronta.
Vista do
alto,
com seus
bairros e ruas e avenidas, a cidade
é o refúgio do homem,
pertence a todos e a ninguém
Mas vista
de perto,
revela o seu túrbido
presente, sua
carnadura de pânico: as
pessoas que vão e vêm
que entram e saem, que
passam
sem rir sem falar,
entre apitos e gases. Ah, o escuro sangue urbano
movido a juros.
São pessoas que passam
sem falar
e estão cheia de vozes
e ruínas. És Antônio?
És Francisco? És Mariana?
Onde escondeste o verde
Clarão dos dias? Onde
escondeste a vida
que em teu olhar se
apaga mal se acende?
E passamos
carregados de flores
sufocadas.
Mas, dentro, no
coração,
eu sei,
a vida bate.
Subterraneamente,
a vida bate
Em Caracas, no Harlem, em
Nova Delhi,
sob as penas da lei,
em teu pulso.
a vida bate
E é essa clandestina
esperança
misturada ao sal do mar
que sustenta
esta tarde
debruçado à janela de
meu quarto em Ipanema
na América Latina.
(em Dentro
da Noite Veloz)
3) TEATRO: NELSON RODRIGUES
(O Beijo no Asfalto) e CHICO
BUARQUE/PAULO PONTES (Gota d’ água).
Alusão a PLÍNIO MARCOS e MILLOR FERNANDES.
4)
CARLOS PENA FILHO
TESTAMENTO
DO HOMEM SENSATO
Quando eu morrer, não faças disparates
nem fiques a pensar: Ele era assim...
Mas senta-te num banco de jardim,
calmamente comendo chocolates.
Aceita o que te deixo, o quase nada
destas palavras que te digo aqui:
Foi mais que longa a vida que eu vivi,
para ser em lembranças prolongada.
Porém, se um dia, só, na tarde em queda,
surgir uma lembrança desgarrada,
ave que nasce e em vôo se arremeda,
deixa-a pousar em teu silêncio, leve
como se apenas fosse imaginada,
como uma luz, mais que distante, breve.
4b)
MAURO MOTA
BOLETIM
SENTIMENTAL DA GUERRA NO RECIFE
Meninas, tristes meninas,
de mão em mão hoje andais.
Sois autênticas heroínas
da guerra, sem ter rivais.
Lutastes na frente interna
com bravura e destemor.
À vitória aliada destes
o sangue do vosso amor.
Por recônditas feridas,
não ganhastes as medalhas,
terminadas as batalhas
de glórias incompreendidas.
Éreis tão boas pequenas.
Éreis pequenas tão boas!
De várias nuanças morenas,
ó filhas de Pernambuco,
da Paraíba e Alagoas.
Tínheis de quinze a vinte anos,
tipos de colegiais,
diante dos americanos,
[...] prontos a [..]
varrer da face do mundo
regimes ditatoriais
e democratizar todas
as terras continentais
a começar pelo sexo
das meninas nacionais.
Iniciou-se então a fase
de convocação e treino
todos os dias na Base.
Ah! com que pressa aprendíeis,
só pela conversa quase!
Dentro de menos de um mês
sabíeis falar inglês.
E os presentes? Os presentes
eram vossa tentação.
Coisas que causavam aqui
inveja e admiração:
bolsas plásticas, a blusa
de alvas rendas do Havaí,
bicicletas "made in USA",
verdes óculos "Ray Ban".
Era um presente de noite
e outro dado de manhã,
verdadeiras maravilhas
da indústria de Tio Sam.
E as promessas?
Meninas, tristes meninas,
de mão em mão hoje andais.
Sois autênticas heroínas
da guerra, sem ter rivais.
Lutastes na frente interna
com bravura e destemor.
À vitória aliada destes
o sangue do vosso amor.
Por recônditas feridas,
não ganhastes as medalhas,
terminadas as batalhas
de glórias incompreendidas.
Éreis tão boas pequenas.
Éreis pequenas tão boas!
De várias nuanças morenas,
ó filhas de Pernambuco,
da Paraíba e Alagoas.
Tínheis de quinze a vinte anos,
tipos de colegiais,
diante dos americanos,
[...] prontos a [..]
varrer da face do mundo
regimes ditatoriais
e democratizar todas
as terras continentais
a começar pelo sexo
das meninas nacionais.
Iniciou-se então a fase
de convocação e treino
todos os dias na Base.
Ah! com que pressa aprendíeis,
só pela conversa quase!
Dentro de menos de um mês
sabíeis falar inglês.
E os presentes? Os presentes
eram vossa tentação.
Coisas que causavam aqui
inveja e admiração:
bolsas plásticas, a blusa
de alvas rendas do Havaí,
bicicletas "made in USA",
verdes óculos "Ray Ban".
Era um presente de noite
e outro dado de manhã,
verdadeiras maravilhas
da indústria de Tio Sam.
E as promessas?
[...]num pulo alcançar
Miami,
almoçar na Casa Branca,
descer a Quinta Avenida,
fazer "piquet" pela Broadway
ver a "première" no Cine
junto dos artistas, com
eles todos na platéia.
[...]Com tanto "it" e juventude
podíeis testes ganhar,
ser estrelas de Hollywood,
[...]Ó prematuras mulheres,
fostes, na velocidade
dos "jeeps", às "garconières"
da Praia da Piedade[...] meninas grávidas,
o que é que fostes fazer?
[...] Saístes do pediatra
para o ginecologista.
almoçar na Casa Branca,
descer a Quinta Avenida,
fazer "piquet" pela Broadway
ver a "première" no Cine
junto dos artistas, com
eles todos na platéia.
[...]Com tanto "it" e juventude
podíeis testes ganhar,
ser estrelas de Hollywood,
[...]Ó prematuras mulheres,
fostes, na velocidade
dos "jeeps", às "garconières"
da Praia da Piedade[...] meninas grávidas,
o que é que fostes fazer?
[...] Saístes do pediatra
para o ginecologista.
[...]Meninas,
tristes meninas,
vossos dramas recordai,
quando eles no armistício,
vos disseram "Good bye".
Ouvireis a vida toda
a ressonância do choro
dos vossos filhos sem pai.
vossos dramas recordai,
quando eles no armistício,
vos disseram "Good bye".
Ouvireis a vida toda
a ressonância do choro
dos vossos filhos sem pai.
5) OSMAN LINS
Trecho do RETÁBULO DE SANTA JOANA CAROLINA
O conto é calcado em DOZE MISTÉRIOS
que correspondem, por exemplo, aos signos do Zodíaco. Este princípio de
organização do retábulo, através da qual se amplia a história de uma mulher que
vive em Pernambuco, insere a narrativa no “TEMPO MÍTICO – CIRCULAR” das
constelações celestes, religando-a a dimensões cósmicas. As doze horas seriam
eternas e, paradoxalmente, efêmeras.
“A velhice é feito um caranguejo, não
envelhecemos por igual. Ela vai estendendo, dentro de nós, suas patas. Às
vezes, começa pela espinha, outra pelas pernas, outra pela cabeça. Em mim,
começou pelos sonhos: dei para sonhar, quase todas as noites, com as pessoas de
antanho. (Em Joana, esse caranguejo estendeu de uma vez as suas patas.
Atacou-lhe os rins e o rosto...)”
6) DALTON TREVISAN: O microconto e O VAMPIRO DE CURITIBA.
No Brasil, o primeiro
exemplar de “microconto”, chamado pelo seu autor de ministória, foi de Dalton Trevisan, em 1994. Eis uma destes microcontos:
Assustada, a velha pula da cadeira, se debruça na cama:
– João. Fale comigo, João.
Geme lá no fundo, abre o olhinho vazio:
– Bruuuxa... diaaaba...
– Ai, que alívio. Graças a Deus.
Em trinta palavras o narrador apresentou personagens em movimento dentro de determinado espaço, caracterizando o básico de uma narrativa.
Assustada, a velha pula da cadeira, se debruça na cama:
– João. Fale comigo, João.
Geme lá no fundo, abre o olhinho vazio:
– Bruuuxa... diaaaba...
– Ai, que alívio. Graças a Deus.
Em trinta palavras o narrador apresentou personagens em movimento dentro de determinado espaço, caracterizando o básico de uma narrativa.
7-)PAULO LEMINSKI
7.1 Aço e Flor
Quem nunca viu
que a flor, a faca e a fera
tanto fez como tanto faz,
e a forte flor que a faca faz
na fraca carne,
um pouco menos, um pouco mais,
quem nunca viu
a ternura que vai
no fio da lâmina samurai,
esse, nunca vai ser capaz.
7. 2
a estrela cadente
me caiu ainda quente
na palma da mão
Quem nunca viu
que a flor, a faca e a fera
tanto fez como tanto faz,
e a forte flor que a faca faz
na fraca carne,
um pouco menos, um pouco mais,
quem nunca viu
a ternura que vai
no fio da lâmina samurai,
esse, nunca vai ser capaz.
7. 2
a estrela cadente
me caiu ainda quente
na palma da mão
8)AUTORES PERNAMBUCANOS
EM DESTAQUE: Luzilá Gonçalves Ferreira,
Gilvan Lemos e Raimundo Carrero.
9) ARIANO SUASSUNA
“Eu vi a Morte, a moça Caetana,/ com o manto negro, rubro e
amarelo./Vi o inocente olhar, puro e perverso,/ e os dentes da Coral da
desumana// Eu vi o Estrago, o bote, o ardor cruel(...) Ela virá, a Mulher
aflando as asas,/ com os dentes de cristal, feitos de brasas(...) só assim
verei a coroa da Chama e Deus, meu Rei,/ assentado em seu trono do Sertão”. Ariano Suassuna (Sonetos: “A Moça Caetana” e
“A Morte”)
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