No filme GUERRA MUNDIAL
Z, vemos o avesso da “Metamorfose”, romance de Kafka, onde um homem acorda
transformado em algo similar a uma... barata: OS INSETOS SÃO OS OUTROS. Ou
ainda um pouco do texto teatral de IONESCO: “Os rinocerontes, peça na qual um
cidadão percebe que todos na sua
cidade/mundo estão se transformando em rinocerontes. Mas em “Z”, filme de ação, terror e suspense
estadunidense, dirigido por Marc Forster e escrito por Matthew Michael
Carnahan, baseado no romance literário
de mesmo nome de Max Brooks, é o funcionário da ONU Gerry Lane (Brad
Pitt, sempre rodeado de muitas armas) que atravessa o mundo numa “corrida
contra o tempo” tentando impedir uma pandemia
que estava desafiando exércitos e governos e ameaçando dizimar a humanidade
inteira: TODOS ESTAVAM VIRANDO ZUMBIS.
Cena da invasão de Jerusalém, hilariante
GUERRA MUNDIAL Z é um
dos filmes mais caros produzidos em Hollywood,mas não mostra tanto como gastou
seus dólares. Parece lavagem de dinheiro, ou então a propaganda estava inclusa
no orçamento. Enfim, mais uma vez Nova York
é ameaçada, e também outras cidades estadunidenses, mas o negócio alastra-se
no mundo todo enquanto o herói, que havia pedido demissão de um emprego na área
de segurança nacional, é convocado e encontra ali o meio de proteger sua
família. A garotinha asmática, o jovem ingênuo cientista assassinado, e outros
clichês repetem-se à exaustão, mas o PONTO X talvez esteja nas metáforas
espalhadas aos borbotões pela película: Israel era a única nação protegida (por
grossas muralhas) até os zumbis escalarem em massa, daí o caos e nosso herói fugindo
para onde for possível num avião com centenas de passageiros sem saber o
destino, com novo acidente e os zumbis atacando os tripulantes. Ao saber que o
sinal do avião e do rádio/ telefone do herói saiu do ar, os funcionários do
governo preparam-se para jogar a família do agente na rua, já que precisam de
espaço no navio par mais pessoas que possam “solucionar” o “problema”.
Por que tanta gente diz
que isso é bom? Os estudiosos da comunicação preferem a tese que diz que
devemos analisar a obra em si, em suas partes estruturais e efeitos. Vá lá que
seja. Mas que dá vontade de esmiuçarmos o conteúdo ideológico, isso dá.
A interpretação de Brad e dos outros atores? Bem, acho que não vão ganhar prêmios por isso, talvez uns fãs a mais, muito dinheiro também.
A interpretação de Brad e dos outros atores? Bem, acho que não vão ganhar prêmios por isso, talvez uns fãs a mais, muito dinheiro também.
Quando se trata de um
produto que já conhecemos não é necessário, mas estes produtos para as
multidões atraem minha atenção no sentido de saber como as massas são
manipuladas e, claro, como estes textos se articulam por dentro e lançam seus
tentáculos em direção ao inconsciente coletivo.
Quem joga seu dinheiro neste
investimento o faz por: diversão? Instinto? Paixão? Tédio? Falta de opção?
Poucos o fazem como estudo, com certeza, mas alguns o fazem, sim. E a que
conclusões chegam? Talvez a de que a redundância arquetípica atinge nesta obra
patamares altíssimos.
Imaginar um final
melhor do que o proposto ali seria um jogo interessante. Usar o produto com o
contraponto para uma discussão mais profícua sobre que rumos tomar para aliviar
as dores humanas talvez fosse um delírio deste vosso escriba.
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