Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

LEMBRANDO CERTO TEXTO DE FERNANDO PESSOA...

Há metafísica bastante em não pensar em nada. O que penso eu do mundo? Sei lá o que penso do mundo! Se eu adoecesse pensaria nisso... Que ideia tenho eu das cousas? Que opinião tenho sobre as causas e os efeitos? Que tenho eu meditado sobre Deus e a alma e sobre a criação do Mundo? Não sei. Para mim pensar nisso é fechar os olhos e não pensar. É correr as cortinas da minha janela (mas ela não tem cortinas).

A arca de Fernando Pessoa


                                                                              
O mistério das cousas? Sei lá o que é mistério! O único mistério é haver quem pense no mistério. Quem está ao sol e fecha os olhos , começa a não saber o que é o sol e a pensar  muitas coisas cheias de calor. Mas abre os olhos e vê o sol e já não pode pensar em nada, porque a luz do sol vale mais que os pensamentos, de todos os filósofos e de todos os poetas, a luz do sol não sabe o que faz e por isso não erra e é comum e boa.

Metafísica? Que metafísica têm aquelas árvores? A de serem verdes e copadas e de terem ramos e a de dar fruto na sua hora, o que não nos faz pensar, a nós, que não sabemos dar por elas. Mas que melhor metafísica que a delas, que a de não saber para que vivem nem saber que o não sabem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário