Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

COSMOS E O MENINO MÁGICO: teatro para infância e juventude, musical no Recife Pernambuco Brasil

COLETIVO ESPERANÇA DE ÓCULOS
Apresenta
O poema dramático-musical para juventude e infância:

COSMOS E O MENINO MÁGICO




Este texto é uma devida homenagem ao trabalho que a Ong Moradia e Cidadania vem desenvolvendo em PE, junto aos  cidadãos sem recursos, apoiando-os e incentivando-os realizarem seus sonhos que vai desde a retomada de Dignidade,  com capacitações profissionais, cursos, auxiliando-os na conquista de uma nova vida, devolvendo-lhes assim , a esperança.
Objetivando assim, junto aos parceiros, a celebração de várias conquistas realizadas durante anos de trabalho incansável, por Selda Cabral (Coordenadora )  que conta com primorosa assistência de todos que compõe a Moradia e Cidadania-Pe.
FICHA TÉCNICA:
TEXTO: MOISÉS MONTEIRO DE MELO NETO  e ROSÁLIA CALSAVARA. ATORES: ADRIANO CABRAL E RAUL ELVIS. DIREÇÃO: Rosália Calsavara e Adriano Cabral. Trilha sonora com letras de Moisés Neto e Rosália Calsavara: Música: HENRIQUE MACEDO. Figurino e Cenário COLETIVO ESPERANÇA DE ÓCULOS. Produção Executiva Rosália Calsavara.

SOBRE
COSMOS E O MENINO MÁGICO

   COSMOS E O MENINO MÁGICO é uma peça escrita inicialmente para homenagear a ONG MORADIA E CIDADANIA (PE) pelo trabalho e dedicação a uma causa nobre: sonhar com um futuro melhor para os jovens do nosso país, assim como auxiliar homens e mulheres que trabalham diretamente com um público carente de apoio (também não governamental).
   Trata-se da história de um órfão que vive num Lar mantido pela Assistência Cristã, um garoto que já passou da idade em que geralmente crianças assim são adotadas. Não é um garoto comum; ele não conhece sequer a sua mãe (foi deixado na porta das irmãs, que através de muita burocracia conseguiram na justiça auxiliar o Governo na educação desses jovens). Esse menino tem um sonho, desde que a ONG levou-o a participar de uma oficina com artistas: ele quer ser mágico; enfrenta por causa disso um processo de rejeição por parte dos outros garotos que o chamam até de palhaço e dizem que ele não serve para nada, é apenas um metido, um sonhador.

Cena da peça (Raul Elvis e Adriano Cabral)

   Um sonhador... sim, um sonhador. Ele conheceu os membros da Moradia e Cidadania e através deles conseguiu participar de oficinas, apreendeu alguns números de ilusionismo e pensava que com seguiria driblar o destino, um tanto cruel que é não ter orientação de um pai, ou uma mãe. AGORA ELE IRIA PARTICIPAR DA FESTA DE ANIVERSÁRIO DA ONG (preparou números especiais e tudo), mas aconteceu de perder a memória numa queda do telhado; está muito chateado por causa disso; (conseguirá participar do evento que é uma espécie de agradecimento à ONG e uma prova de conseguirá “ser alguém na vida” e não um simples desmemoriado que se acha inútil?)

Moisés Monteiro de Melo Neto (Moisés Neto), Rosália e Maria Alice com parte da plateia na estreia do dia 25 de setembro de 2017


   Deus colocou no seu caminho Irmã Magali, que o ajuda no que pode. Para piorar a situação o Menino Mágico, que tinha mania de subir no telhado para olhar as estrela e a lua, apesar da irmã Magali ter proibido, levou uma queda, perdeu parte da sua memória, e assim sofre mais intensamente o processo de bullying, por parte dos outros garotos. Ele esqueceu como se faz mágica, vive uma intensa crise existencial, quando chega, enviado por irmã Magali (que foi passar o final de semana com os outros garotos, no sítio das religiosas), o senhor Cosmos, cuja esposa, dona Maria Terra, está gravemente doente no hospital e pediu, depois de perder um filho muito querido, que o marido adotasse com ela o Menino Mágico, Cosmos é contra a idéia, mas resolve conversar com o garoto, aconselhado pelas religiosas.

Na comemoração depois da estreia  Cosmos e o Menino Mágico (Adriano Cabral, Raul Elvis e Moisés Neto, com parte dos espectadores na UNIVERSIDADE CAIXA)


   Um diálogo delicado sobre a condição humana e a arte, eis o que o COLETIVO ESPERANÇA DE ÓCULOS propõe com o seu novo espetáculo. Com música e teatro. A peça traz à luz o trabalho de pessoas como Selda Cabral e Isnaldo, voluntários que levam adiante, junto com Hector, Rafaela, Isabela e outros, aqui no Recife, um projeto que torna possível concretizar sonhos, estruturar possibilidades, incentivar capacidades, de brasileiros e brasileiras, que recebem assim um carinho e uma orientação quE, com certeza, marcará suas vidas para o bem.
  



henrique macedo rosália calsavara e moises monteiro de melo neto set 17


OUTROS  TRABALHOS DO COLETIVO ESPERANÇA DE ÓCULOS

Peças que o grupo já levou à cena


O SOM DA ESPERANÇA, musical de Rosália Calsavara e Moisés Monteiro de Melo Neto



O SOM DA ESPERANÇA, musical de Rosália Calsavara e Moisés Monteiro de Melo Neto





Ensaio da peça O SOM DA ESPERANÇA, musical de Rosália Calsavara e Moisés Monteiro de Melo Neto. Destaque para a atriz Isabela Leão (vestido vermelho)




O cartaz da peça NATAL DA ESPERANÇA, UM AUTO DE FÉ: musical de Rosália Calsavara,  Moisés Monteiro de Melo Neto



NATAL DA ESPERANÇA, UM AUTO DE FÉ: musical de Rosália Calsavara,  Moisés Monteiro de Melo Neto



CARTAZ DA PEÇA e matéria no Jornal do Commercio(Recife-PE)  NATAL DA ESPERANÇA, UM AUTO DE FÉ: musical com direção do Professor Dr.  Moisés Monteiro de Melo Neto








 ENSAIO  DE O NATAL DA ESPERANÇA, UM AUTO DE FÉ: musical de Rosália Calsavara e Moisés Monteiro de Melo Neto




CARTAZ da peça Lembranças de Carnaval,  musical de Rosália Calsavara e  Moisés MONTEIRO DE MELO NETO






Sinopse da peça Lembranças de Carnaval,  musical de Rosália Calsavara e  Moisés Monteiro de Melo Neto. participação especial do bloco das flores (recife) Morro da Conceião compareceu feliz



Lembranças de Carnaval,  musical de Rosália Calsavara e  Moisés Monteiro de Melo Neto; na foto Rosália recebe do bloco um ramalhete de flores e  ambos agradecem a PARTICIPAÇÃO DO BLOCO DAS FLORES




Lembranças de Carnaval,  musical de Rosália Calsavara e  Moisés Monteiro de Melo Neto (matéria no Jornal do Commercio, Recife)






Cartaz da peça AVENTURAS DE UM PINGUIM NO BRASIL,  musical de Rosália Calsavara e  Moisés Monteiro de Melo Neto
ADRIANO CABRAL EM CENA da peça AVENTURAS
 DE UM PINGUIM NO BRASIL,  Musical de Rosália Calsavara e  Moisés Monteiro de Melo Neto


RAUL ELVIS EM CENA na peça AVENTURAAS DE UM PINGUIM NO BRASIL,  Musical de Rosália Calsavara e  Moisés Monteiro de Melo Neto





Olha pro céu, meu amor. Dirigindo o Musical estava o professor  Moisés Monteiro de Melo Neto



Ensaio  da peça Olha pro céu, meu amor. Musical de Moisés Neto Rosália Calsavara Na foto (camisa azul) está o professor  Moisés Monteiro de Melo Neto em ensaio com Músicos 



  Para marcar os 17 anos de sua consolidação como Organização Não – Governamental (ONG), a Moradia e Cidadania / Coordenação Pernambuco, criada e mantida pelos empregados da Caixa Econômica Federal, realizará a peça teatral Cosmos e o Menino Mágico, às 17h do dia do seu aniversário (25/09), na Universidade Caixa – Rua do Brum, nº 123. A trama será encenada pelo Coletivo Esperança de Óculos, que conta com a direção de Rosália Calsavara e Adriano Cabral, e com a atuação de Adriano Cabral e Raul Elvis. O texto da peça foi escrito por Moisés Neto e Rosália Calsavara. E eles prometem: “emocionar”.
     “Este texto é uma devida homenagem ao trabalho que a ONG Moradia e Cidadania vem desenvolvendo em PE, junto aos cidadãos sem recursos, apoiando-os e incentivando-os a realizarem seus sonhos”, explicou o escritor Moisés Neto.
     Ao longo dos anos, o elenco do “Esperança de Óculos” já protagonizou outros espetáculos junto à ONG Moradia e Cidadania: O Som da Esperança (2014), no teatro da Caixa Cultural; Natal da Esperança (2014), também na Caixa Cultural; Lembranças de Carnaval (2015), na comunidade da Macaxeira e Morro da Conceição; As aventuras de um Pinguim no Brasil (2015), na comunidade da Macaxeira; O Bem que Multiplica (2016), na Caixa Cultural e na Escolinha do Pilar; e Olha pra o Céu Meu Amor (2016), na Comunidade da Macaxeira.
      Todas as apresentações tiveram como tema a cidadania, e o objetivo de incentivar ou resgatar a auto-estima do público alvo da ONG: pessoas em vulnerabilidade social. O projeto de utilização do teatro para fins sociais beneficiou cerca de 2.200 pessoas, diretamente (aos projetos musicais que participaram das peças) e indiretamente (aos espectadores). Desta vez, a encenação se passará no ambiente Caixa. E terá um propósito: agradecer aos empregados – associados com uma boa história que sintetiza a corrente solidária que é a ONG Moradia e Cidadania, criada e mantida por eles.
     “Penso que a comemoração cultural lúdica do aniversário da ONG Moradia e Cidadania realizada pela coordenação Pernambuco, causará reflexão da situação de vulnerabilidade social e a percepção da importante missão da entidade no sentido de balizar a sua contribuição para continuar o combate à fome e à miséria”, explicou a coordenadora estadual da ONG Moradia e Cidadania – PE, Selda Cabral.


Moisés Neto, Selda Cabral, Rosália e Raul Elvis, na estreia de COSMOS E O MENINO MÁGICO



SERVIÇO: Espetáculo Teatral Cosmos e o Menino Mágico – Aniversário de 17 anos da ONG Moradia e Cidadania
QUANDO: Segunda feira – 25/09                                                                                
ONDE: Sala Nísia Floresta, Universidade Caixa – Rua do Brum, nº 123, Recife – PE.


OFICINA promovida pela ONG Moradia e Cidadania, com o PROF. DR. MOISÉS MONTEIRO DE MELO NETO sobre letra de música e história da poesia; com os meninos do grupo BATENDO NA LATA, no Alto José do Pinho, Recife Pernambuco

Cena da peça Cosmos e o Menino Mágico (Raul Elvis e Adriano Cabral)





"Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. "
Dalai Lama.


Nenhum comentário:

Postar um comentário