Pesquisar este blog

sábado, 20 de dezembro de 2014

Peguei um trem no Recife: Museu na Estação Central reabre

A reabertura do Museu do Trem na Estação Central (construída de 1850 a 1856), no bairro de São José, Recife, é motivo para celebração, numa época em que a lei é botar abaixo em nome da ocupação urbana do solo, reabrir um centro cultural num prédio histórico tão belo, é uma lufada de ar puro. Lembro quando eu pegava o trem e ia a Sanharó, visitar o meu avô Moisés Monteiro de Melo, músico, poeta, barbeiro, filho de um latifundiário daquela bacia leiteira no interior de Pernambuco. Eu, que lia aqueles romances russos, ingleses, franceses ou mesmo os nacionais que envolviam personagens às voltas com trem, adorava aquele clima tenso das estações ferroviárias. Quando depois tomei um trem em Paris que me levou a Londres, confesso que uni as pontas do tempo. O nosso recifense Museu do Trem foi o primeiro inaugurado no Brasil (1972).



Mas agora esse prédio da nossa antiga Estação Central volta depois de quase uma década, a exibir um acervo distribuído pelos dois pavimentos do prédio tem até escafandrista (capacete de ferro, traje usado para execução de obras de engenharia dentro da água, como a construção das pontes), aferidor de pressão, chaminé de caldeira, além de sinos, relógio de ponto, balança, prataria dos vagões-restaurantes, faróis, louça, ferramentas (pá de caldeira, imensas chaves de fenda e de boca), bancos gerador a vapor e também placas.
Há uma sala chamada A Máquina, onde o visitante vê e ouve como funcionava um trem movido a vapor, através de recursos diversos: infográfico (exibindo os compartimentos de uma locomotiva etc.), vídeo, fotografias. Já a sala didática, diz Aluizio Câmara, foi pensada para se adaptar às necessidades do público.

Que tal assistir ali a um vídeo com chegadas e partidas de trens acompanhado por músicas ligadas ao tema, ou dar uma olhada na placa de sinalização das estradas de ferro (Pare, Olhe, Escute...) tema até foto com o primeiro trem de passageiros partindo da saudosa Estação de Cinco Pontas (bairro de São José, Recife) para o Cabo, em 9 de fevereiro de 1858; tal viagem iniciou-se às 12h, com 400 pessoas. Ah, esse trem! Na minha adolescência, eu morava em Boa Viagem e pegava este trem na estação de Setubal, junto com os meus amigos, no sábado ao amanhecer para ir passar o fim de semana em Gaibu, colônia de pescadores paradisíaca, paraíso dos surfistas do Recife, eu era um deles. Íamos com as pranchas e mochilas, gaitas e violões, eu sabia cantar umas músicas de Janis Joplin e o negócio era animado, pegávamos uma estrada onde havia pastos em meio a uma paisagem deslumbrante, velhas fazendas e casas antigas, povoados de sapé, era incrível. Em Boa Viagem eu escutava o barulho do trem em dias de silêncio.
O Museu fica na Praça Barão de Mauá, perto da Casa da Cultura, foi requalificado pela Fundarpe, está aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h.




Nenhum comentário:

Postar um comentário