Pesquisar este blog

domingo, 21 de janeiro de 2018

24º JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS, Paulo de Castro, homenagens e participações do Prof. Dr. Moisés Monteiro de Melo Neto

Paulo de Castro, Coordenador-geral do Janeiro de Grandes Espetáculos e Presidente da Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco/Apacepe, expressa-se deste modo ao se referir ao 24º Janeiro de Grandes Espetáculos:"Vamos todos sair desta crise. Claro, precisaremos de força, determinação e, sobretudo, diálogo. Para isso, necessitaremos ser tolerantes. E resistentes. Resistência, aliás, é uma palavra que muito bem define o Janeiro de Grandes Espetáculos. Um festival longevo, que chega a sua 24ª edição conciliando o que de bom a experiência nos oferece com o frescor dos renovados ares.Em 2018, pisaremos no palco sob nova alcunha. Somos, agora, o Festival Internacional de Artes Cênicas e Música de Pernambuco. Ao lado dos espetáculos teatrais, teremos mais música, mais shows de qualidade, mais gente incrivelmente boa que movimenta a cadeia criativa e cultural do Estado.A valorização do artista pernambucano nunca sai de foco no Janeiro. Estamos sempre atentos, antenados e empolgados com o que acontece nas coxias e tablados. E queremos levar para nosso público aquilo que de mais relevante e pulsante vem sendo construído na cena local. Num intercâmbio com companhias de outras cidades, e até internacionais, conseguimos fechar uma grade de espetáculos que muito nos orgulha.Outra novidade é que as ações paralelas - oficinas, cursos, debates, lançamentos de livros e seminários - foram incrementadas com uma programação fomativa pensada para promover e disseminar o ser, o pensar e o fazer nas artes cênicas.A partir do dia 10 nos vemos, então, nos teatros do Recife?Bom espetáculo para todos!


2. E Renata Phaelante escreve sobre a homenagem aos seus pais: "Meu olhar é de profunda admiração e infinito amor... Portanto, peço que perdoem se essas poucas linhas ficarem floridas demais. Não tenho como evitar. Trata-se de um romance, de uma linda história que teve início na década de 1960. Vanda, segundo me contaram, havia entrado no mundo do teatro através do olhar sensível do Dr. Valdemar de Oliveira, diretor e fundador do Teatro de Amadores de Pernambuco, enquanto Renato havia realizado alguns espetáculos em festivais estudantis e ingressado como locutor nas rádios pernambucanas. Quando se encontraram, ele era noivo, mas tratou de esconder a aliança e de correr para terminar o noivado em Maceió, antes de beijar Vanda, seu novo amor. E foi naquele momento que tudo começou, porque a partir daquele selo nos lábios, foi também selado um acordo de almas. Almas afins...Vanda e Renato se uniram na arte e na vida e construíram muitos sonhos, afinal, como já disse o poeta, “o amor é estrada de fazer o sonho acontecer”. Nessa estrada mesmo, adentramos eu e meu irmão. Crianças ainda, éramos levados a ver os espetáculos sendo construídos, nos ensaios... um encantamento nos tomava e, aos poucos, eu já não conseguia me enxergar fora daquele mundo. O alerta veio do Dr. Valdemar, que com um tapinha em minha cabeça informou aos dois: “Prestem atenção nessa menina! Tem muita gente dentro dela”. Maneira carinhosa de dizer que eu também seria uma atriz. Não deu outra! Aos oito anos, estava eu contracenando com seu Renato no espetáculo “A Capital Federal”. E daí em diante, começamos a contar juntos, os três, muitas outras histórias.Nada do que eu escreva aqui poderá definir com clareza o que é a emoção de compartilhar desse amor pela arte com eles. Só quem vive compreende! Mais que companheira de cena dos dois, eu sou a espectadora mais atenta, mais emocionada, mais encantada e mais orgulhosa! Donos de um talento inquestionável, ambos me conduziram, mesmo sem perceber, por esse caminho de sensibilidade que me tornou cidadã. Contemplá-los sempre juntos, em casa e nos palcos, defendendo os mesmos ideais, foi, sem dúvida, fundamental para nossa formação.Pais zelosos, amigos e, sobretudo, exemplos. Porque “a palavra ensina, mas o exemplo arrasta”, fizeram o melhor que puderam fazer, com um amor abnegado por mim, por meu irmão e por toda a família que formamos. Sim, eles merecem esta homenagem! Eles merecem todas as homenagens, especialmente por nos ensinarem que é possível amar tanto! Enquanto filha orgulhosa, agradeço com o coração em festa ao Janeiro de Grandes Espetáculos por esta singela homenagem."


3.        24º JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS participações do Prof. Dr. Moisés Monteiro de Melo Neto:

24º JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS participações do Prof. Dr. Moisés Monteiro de Melo Neto (da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)








Nenhum comentário:

Postar um comentário