Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Adaptação do romance O GUARANI, de José de Alencar


GUARANIS
(texto de caráter infantojuvenil; autor: Moisés Monteiro de Melo Neto)


         CENA 1

         ISABEL – Peri Queria lhe dizer algo
         PERI– Diga,  Isabel.
ISABEL – Aposte-se da casa de Cecília enquanto  pode.
PERI – Mas você, Isabel,  dizer algo assim logo você que tem o  sangue deles nas veias.
ISABEL – Sangue indígena com sangue azul – nem branca nem  índia. Afaste-se.  Antônio  foi amaldiçoado pelo padre Loredano. Ele agora é um...
PERI – A força e a fé  que tenho tudo  vencerão.
ISABEL – Eles  dizem que querem lhe  batizar. N]ao é?
PERI – Sim. Foi o que lhe impuseram  como condição para levar Ceci.
ISABEL – Eles vão  lhe  morder. Cuidado.
PERI – O fato da família  Mariz ter sido vampirizada por... Loredano,  não me amedronta. Os aimorés, sim.
ISABEL – A única coisa que pode  destiná-los  é o fogo. Por isso queimaram Loredano... e a estaca no coração...
PERI – Os aimorés sabem disso. Por que D.  Antônio não parte.
ISABEL – Ele acha que pode vencer os aimoré.
PERI – Será que é isso?
ISABEL – Os aimorés dominam o segredo da Selva. Há uma guerra física e espiritual  em ação. Eles não  perdoam o irmão de Cecília por ter matando uma índia querida.
PERI – E quanto a você?  Você também é uma...
ISABEL – Não completamente... Mas eu já  estou perdida  de qualquer forma.
PERI – Não diga  isso.
ISABEL – Mas eu  conseguirei  pelo menos lutar ao lado do homem  que ama... Álvaro!  Durante a  batalha ele estará do meu lado.  Então terei  forças para enfrentar qualquer coisa.
PERI – Eu tenho que afastar Cecília,  ela não pode se transformar numa, bem, você sabe.
ISABEL – Cuidado, Peri.  Esse é um assunto muito delicado. D. Antônio  continua tingindo que a índia é um cristão,  mas você sabe...
PERI – é difícil de acreditar!  E a esposa dele,  a mãe de Ceci?
ISABEL – Dona Lauriana  foi enganada.
PERI – Oh,  não. E agora?  Como escaparemos?
ISABEL – A única chance é você levar Cecília até a idade de São Sebastião.
PERI – É  o que pretendo, mas o que será de mim? Ficar sem Ceci é morrer.
ISABEL – Não seja tolo. Perigo maior você contar aqui. Fuja! No meio do caminho você e Cecília podem se entender e aí, quem sabe?  Não é?
PERI – Entendo.
ISABEL – Entendo um plano.  Siga-me.
PERI – Obrigado, Isabel.
CENA 2      
PERI – Afirmo que os poderes da selva triunfarão.
CECI – Corta essa, Peri. Algo muito estranho está acontecendo lá em casa e eu não acredito nessas crendices.
PERI – Ceci não deveria duvidar, Peri tem  sangue do povo da selva. Há algo misterioso.
CECI – Pare. Já não basta?
PERI – Devo confessar: quando era criança fui  atacado por  um estranho felino e desde então  acontecem  coisas que eu não sei explicar.  Uma espécie de mudança em certos momentos.
CECI – O que você quer dizer com isso?  Oh, meu Deus!
PERI – Não precisa se assustar.  Só não gosto que duvide do que não conhece. Ceci corre grande perigo.
CECI – Todos da minha família. O que  faremos?
PERI – Isabel tem um plano.
CECI – E por que ela não conversou comigo?
PERI – Por medo. E um plano muito ousado.
CECI – Conte-me tudo.
PERI – Por enquanto não posso.
CECI – Como não pode?  Eu lhe ordeno! Fale, já!  Isso tem a ver com Álvaro,  não é?  Ele anda esquisito e vive de cochichos com Isabel.
PERI – Não posso dizer nada, por enquanto  é para o próprio bem de Ceci,  acredite.



CENA 3

CECI – Isso não faz sentido. Morrer assim... ser destruído tão inutilmente!
ISABEL – Não será em vão... o plano...
CECI – Do que se trata? Diga, Isabel! Estou ficando nervosa.
ISABEL – Peri tomará veneno poderoso e milhares morrerão envenenados quando  beberem o seu sangue... comerem  sua carne! Leopardos e vampiros...
CECI – Que horror!  Que coisa bárbara!  Não vou deixar que isso aconteça.
ISABEL – E como você pode impedir?
CECI – Álvaro!  Pedirei a Álvaro  que ele vá a aldeia  dos aimorés e resgate Peri.
ISABEL – É muito  arriscado.
CECI – Peri é guerreiro importante. Meu pai vai concordar. Vamos!  Temos que nos apressar.
ISABEL – Talvez você tenha razão. O meu plano talvez não tenha sido bom.
CECI – Esqueça este plano. Apresse-se.  Temos que encontrar papai e Álvaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário