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sexta-feira, 14 de julho de 2017

Entrevista sobre Prince, the artist. Brazil (?)...


O que fez você, um escritor mais ligado ao jazz, querer escrever sobre Prince?
Eu acho que eu escrevi mais sobre jazz do que qualquer outro tipo de música, mas isso não reflete com precisão o que eu escuto, que é bem amplo em termos de estilos e períodos. Ainda lembro do dia em que ouvi o primeiro álbum do Prince, e era um tanto óbvio que ele ia ser um artista muito grande (se você entende o que quero dizer!). Mas talvez o que me remeta a certos músicos e se conecte com o jazz é uma espécie de liberdade 'improvisacional' que existe mesmo em uma música tão afiada quanto a das suas primeiras gravações.

anel que Prince usava muito...  ring Prince liked a lot!


Como foram seus contatos com ele? E o quão difícil (e útil para o livro) foi conversar com as pessoas ao seu redor dele?
Encontrei Prince duas vezes, mas não consegui muito do que você poderia chamar de útil do ponto de vista jornalístico. Assim que ele se via diante de uma pergunta direta, ia para outro lado. Mas era um cara legal, que ficava muito contente em falar sobre a música que ele amava. Seus músicos também não me ajudaram muito, alguns deles estavam obviamente seguindo instruções de não falar nada. Alguns, creio, ficaram ressentidos com o fato de que Prince tinha toda a atenção e eles não. E outros só queriam mesmo era me pregar peças.

As condições em que o Prince morreu (overdose de drogas) de alguma forma alteraram seu mito, ou apenas o reforçaram? Isso mudou suas opiniões sobre ele?
Ele tinha uma reputação como um artista limpo, que não se metia com drogas, e que parecia ser uma parte importante de quem ele era e do que ele fazia. Saber que esse não era o caso foi bem mais uma decepção do que choque para mim. Para mim foi algo pungente saber que ele estava com tanta dor, mas ainda assim determinado a compor e tocar como ele o fez.
Como você se sentiu com a morte do Prince?
Isso tudo fez com que sua morte parecesse a interrupção de algo, e não uma grande tragédia. A morte é sempre uma mistura do mítico e do banal e a sua certamente foi assim. Ela só apareceu nas manchetes como parte daquele ano aparentemente amaldiçoado (que provavelmente não pior do que qualquer outro ano) e a primeira reação foi “Oh, não!” e a segunda foi... não um alívio, mas uma pausa significativa em uma produção que parecia superar até mesmo a capacidade do fã mais apaixonado em acompanhá-la.
O que mais o surpreendeu com a reação geral, do público, e com a reação dos jovens ao falecimento de Prince?
Acho que ela me lembrou como eu sou velho e mostrou como duas gerações distintas de fãs, com formações musicais bastante diferentes, se formaram enquanto eu não estava realmente prestando atenção. Mas foi bom descobrir que eu poderia falar com alguém com idade inferior a 30 anos sobre algo de que gostávamos!Você acha que ficaremos surpresos com o que vai sair do arquivo musical de Prince?
Sim, e acho que se você escolher um gênero, do jazz baseado em bebop à música folclórica suave, Prince terá algo que caiba nesse gênero.
Agora a maior parte de seu trabalho clássico, para a Warner, está de volta ao streaming. O que você acha que a nova geração de ouvintes pode desfrutar e aprender com ele?
Eu acho que a melhor coisa que eles podem aprender é que a música pode ser puro prazer, sem muita necessidade de contextos intelectuais, estilos, personalidades ou qualquer outra coisa. Gosto de dizer aos meus alunos para não “estudar” a poesia, e sim lê-la. É assim que eu ouço Prince agora. Primeiro uma canção, depois outra, mais outra e então apenas ir seguindo. Essa é a única maneira de chegar perto da verdade do cara.
Você ainda pensa, como escreveu então, que Prince é um artista que não teve ou pouca influência teve no trabalho de outros artistas?
No sentido de que não há nenhum imitador convincente de Prince, sim, definitivamente. Mas, além disso, você tem que aceitar que Prince mudou a música e, portanto, ele teve uma influência sobre todos e sobre tudo, mesmo no modo como ouvimos a música. Pode levar mais dez anos para ouvir e apreciar tudo o que ele deixou, mas não se engane: sua morte foi uma parada completa. Os registros são importantes, mas tê-lo por perto era mais, e isso se foi.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

RECIFE É UMA LAMA SÓ, o resto é maquiagem da COMPESA E DA EMLURB?

boa vista  vizinho shopping esquina da rua gervásio pires com av.conde da boa vista:


Esgoto clandestino em rede fluvial, há um ano e nenhum órgão se mobiliza (julho, 2017)

Mais um teatro fechado no Recife; desta vez um enigma: " casa de espetáculos", Recife:de que tipo? Administrada por quem?


Neste Teatro aconteceu a primeira temporada do nosso musical A ILHA DO TESOURO, ou RECIFE PARALELO 8, quando ganhamos um prêmio Nacional; Antunes Filho apresentou a estreia da sua nova versão da peça de Nelson Rodrigues "A Falecida". Então: TEATRO fechado; agora será "uma casa de espetáculos"; Recife: de que tipo? Administrada por quem?


domingo, 9 de julho de 2017

A situação do nosso país, hoje, me fez pensar num trecho do Epílogo de "Os Lusíadas":



No'mais, Musa, no'mais, que a Lira tenho
Destemperada e a voz enrouquecida,
E não do canto, mas de ver que venho
Cantar a gente surda e endurecida.
O favor com que mais se acende o engenho
Não no dá a pátria, não, que está metida
No gosto da cobiça e na rudeza
De ua austera, apagada e vil tristeza


Moisés Monteiro de Melo Neto


2ª maior cidade do Iraque: devastada, hoje!

 2ª maior cidade do Iraque: devastada, hoje contra o EI 

ou mais um atentado contra o mundo?


terça-feira, 4 de julho de 2017

Katy Perry e Gretchen?

 Ainda sem entender qual é a jogada de Katy Perry, chamando Gretchen para estrelar o  clipe da sua nova música de trabalho

Swish Swish (com participação da loka Nicki Minaj)

Nossa!

Gretchen estrelando video Swish-swish da endiabrada ianque Katy Perry



Katy Perry e Gretchen?


Swish Swish (feat. Nicki Minaj)

They know what is what
But they don't know what is what
They just strut
What the fuck?

[Katy Perry]
A tiger
Don't lose no sleep
Don't need opinions
From a shellfish or a sheep

Don't you come for me
No, not today
You're calculated
I got your number
'Cause you're a joker
And I'm a courtside killer queen
And you will kiss the ring
You best believe

[Katy Perry]
So keep calm, honey, I'ma stick around
For more than a minute, get used to it
Funny my name keeps comin' outcho mouth
'Cause I stay winning
Lay 'em up like

[Katy Perry]
Swish, swish, bish
Another one in the basket
Can't touch this
Another one in the casket

[Katy Perry]
Your game is tired
You should retire
You're 'bout as cute as
An old coupon expired
And karma's not a liar
She keeps receipts

[Katy Perry]
So keep calm, honey, I'ma stick around
For more than a minute, get used to it
Funny my name keeps comin' outcho mouth
'Cause I stay winning
Lay 'em up like

[Katy Perry]
Swish, swish, bish
Another one in the basket
Can't touch this
Another one in the casket
(Let's go)

Swish, swish, bish
Another one in the basket
Can't touch this
Another one in the casket

They know what is what
But they don't know what is what
(Katy Perry)
They just know what is what
(Young Money)
But they don't know what is what
They just know what is what
But they don't know what is what
They just strut
What the fuck?

[Nicki Minaj]
Pink Ferragamo sliders on deck
Silly rap beefs just get me more checks
My life is a movie, I'm never off set
Me and my amigos (no, not Offset)
Swish swish, aww I got them upset
But my shooters'll make 'em dance like dubstep
Swish, swish, aww, my haters is obsessed
'Cause I make M's, they get much less

Don't be tryna double back, I already despise you
All that fake love you showin' couldn't even disguise you

Ran? When? Nicki gettin' tan
Mirror mirror, who's the fairest bitch in all the land?
Damn, man, this bitch is a Stan
The generous queen will kiss a fan
Ass goodbye, I'ma be riding by
I'ma tell my nigga Biggz, yeah that's tha guy
A star's a star, da ha da ha
They never thought the swish god would take it this far
Get my pimp cup, this is pimp shit, baby
I only rock with Queens, so I'm makin' hits with Katy

[Katy Perry]
Swish, swish, bish
Another one in the basket
(An-another one, an-another one)
Can't touch this (can't touch this)
Another one in the casket
(An-another one, an-another one)

They know what is what
(Do they know?)
But they don't know what is what
They just know what is what
But they don't know what is what
They just know what is what
But they don't know what is what
They just strut
What the
Jogada Perfeita (part. Nicki Minaj)

Eles sabem o que fazer
Mas eles não sabem qual é o lance de verdade
Eles só ficam se exibindo
Que porra é essa?

[Katy Perry]
Uma tigresa
Não perde o sono
Não precisa de opiniões
De uma recalcada ou uma ovelhinha

Não venha pra cima de mim
Não, hoje não
Você é calculista
Eu já saquei a sua
Porque você é o bobo da corte
E eu sou a rainha assassina
E você vai beijar o anel
Pode acreditar

[Katy Perry]
Então mantenha a calma, querida, eu vou continuar por aqui
Por mais do que apenas um minuto, se acostume
Engraçado como o meu nome continua saindo da sua boca
Porque eu continuo ganhando
Passe por cima deles tipo

[Katy Perry]
Jogada perfeita, vagabunda
Mais uma na cesta de basquete
Você não alcança isso aqui
Mais uma no caixão

[Katy Perry]
Seu jogo está cansativo
Você deveria se aposentar
Você é tão linda quanto
Um boleto velho e vencido
O carma não mente
Ele guarda os recibos

[Katy Perry]
Então mantenha a calma, querida, vou continuar por aqui
Por mais do que apenas um minuto, se acostume
Engraçado como o meu nome continua saindo da sua boca
Porque eu continuo ganhando
Passe por cima deles tipo

[Katy Perry]
Jogada perfeita, vagabunda
Mais uma na cesta de basquete
Você não alcança isso aqui
Mais uma no caixão
(Vamos lá)

Jogada perfeita, vagabunda
Mais uma na cesta de basquete
Você não alcança isso aqui
Mais uma no caixão

Eles sabem o que fazer
Mas eles não sabem qual é o lance de verdade
(Katy Perry)
Eles só sabem o que fazer
(Young Money)
Mas eles não sabem qual é o lance de verdade
Eles só sabem o que fazer
Mas eles não sabem qual é o lance de verdade
Eles só ficam se exibindo
Que porra é essa?

[Nicki Minaj]
Desfilando com meus Ferragamos rosas na parada
Brigas de rap bobas apenas me renderam mais cheques
Minha vida é um filme, nunca estou fora de cena
Eu e meus migos (não, não tô falando do Offset)
Jogada perfeita, aww, eu deixo eles revoltados
Mas as minhas batidas deixam eles dançando igual dubstep
Jogada perfeita, os invejosos estão obcecados
Porque eu faço milhões e eles fazem muito menos

Não tente voltar atrás, eu já desprezo você
Todo esse amor falso que você demonstra não consegue nem disfarçar quem você é

Fugir? Quando? Nicki tava apenas se bronzeando
Espelho, espelho meu, existe mina mais bela do que eu?
Caramba, cara, essa vadia é uma fã obcecada
A rainha generosa vai beijar um fã
Partiu, tô dando o fora daqui
Vou contar pro meu mano Notorius B.I.G., esse é o cara
A estrela das estrelas, da ha da ha
Eles nunca acharam que o deus das jogadas chegaria tão longe
Pegue meu copo de cafetona, essa merda é preciosa, baby
Eu só mexo com as rainhas, por isso tô fazendo hits com a Katy

[Katy Perry]
Jogada perfeita, vagabunda
Mais uma na cesta de basquete
(Ma-mais uma, ma-mais uma)
Você não alcança isso aqui
Mais uma no caixão
(Ma-mais uma, ma-mais uma)

Eles sabem o que fazer
(Sabem mesmo?)
Mas eles não sabem qual é o lance de verdade
Eles só sabem o que fazer
Mas eles não sabem qual é o lance de verdade
Eles só sabem o que fazer
Mas eles não sabem qual é o lance de verdade
Eles só ficam se exibindo
Que porra é essa?

sexta-feira, 30 de junho de 2017

José Saramago e o romance "Todos os nomes"



Eis a epígrafe do romance “Todos os nomes”, do português José Saramago: “conheces o nome que te deram, não conheces o nome que tens.”


Jorge Amado e José Saramago


 Esse livro, Todos os Nomes, saiu em 1997. Sabemos que esse autor, é o único Nobel de Literatura de Portugal, e que traz com sua intrigante prosa, verdades universais.  Saramago gosta de transformar pequenos questionamentos e situações cotidianas em narrativas intensas. Consegue ver o extraordinário dentro do simples. Escreve de modo bem próprio, marcando diálogos com vírgulas e quase não separa os parágrafos, e torna o que seria bem comum num faísca que detona uma incêndio emocional.
Em Todos os Nomes,  o Sr. José  (que conversa com o teto do seu quarto como se fosse com amigos numa mesa de bar, se ele  tivesse amigos...) é quase o único personagem que tem um nome. Todos os outros são chamados pela função ou localização. Qual é o significado do nome José? Vale lembrar  que José em hebraico significa “Deus acrescenta”; já o personagem de Saramago, José trabalhador comum, também, e na sua jornada de vida vai  descobrir-se como pessoa.  Ele  coleciona recortes de notícias sobre celebridades do país, pessoas famosas (talvez ele sofra de uma angústia metafísica, por não conseguir suportar a ideia do caos como regedor único do universo, por isso, com suas poucas forças e sem ajuda, vai colecionando para dar sentido à sua vida).  Os personagens de Saramago dificilmente têm nomes, e quando têm são nomes tão simples como o Sr. José. Um nome comum. Um José sem sobrenome, que pode ser qualquer um , como ele,  José Saramago.
Ele é um funcionário da Conservatória Geral, onde os todos os nomes estão registrados, onde estão arquivadas as certidões de nascimento e morte. Na parte da frente do prédio ficam os nomes dos vivos,  e atrás “se aprofundam os mortos, na escuridão e vastidão quase infinita de montes de papéis” , verdadeiro labirinto onde José entra conduzido por um cordão preso à mesa do chefe.
São os nomes – e a busca deles – que guiam toda a narrativa.
A rotina burocrática, rígida e fria, faz desse lugar, algo bem estranho para um sujeito trabalhar (José está ali há 26 anos – ele tem cerca de cinquenta anos e mora ali mesmo,  num anexo da Conservatória, o que sobrou do antigo conjunto de anexos que foram demolidos para a ampliação constante do edifício. Tem  uma chave para a repartição).
À noite ele passeia pelos arquivos à procura de recortes sobre celebridades. Descobre algo que o intriga; é sobre uma mulher de 36 anos, divorciada. Meio confuso ele está com dúvidas e então,  uma mudança  o faz abandonar sua coleção e procurar descobrir mais sobre a tal mulher desconhecida. Além de José, Ariadne é o outro nome que é citado (ela que na mitologia grega dá a Teseu o fio para ele encontrar a saída do labirinto, depois de matar o Minotauro). José começa a sentir uma espécie de amor por aquela mulher-ninguém , ser humano comum, como ele é.  
Sem família e nem ninguém, deixaram a ele que ele morasse num anexo da  Conservatória, desde que não usasse mais a chave que dava acesso direto ao interior do prédio. pobre José...
Como forma de preencher seu tempo ocioso, José cria uma coleção de recortes sobre personalidades famosas: artistas de cinema, esportistas, cantores.
Ele nutre então uma obsessão por essa mulher desconhecida  (cuja ficha veio grudada à de um dos famosos, na sua "pesquisa") dá razão à suja vidinha; ele quer encontrá-la. Quem é aquela mulher por quem se apaixonara sem mesmo conhecer?
José enfrenta seus medos do dia-a-dia, mente ao chefe para poder sair à procura daquela mulher desconhecida e fingir ser outra pessoa para encontrar respostas.

Uma mulher forte, um personagem que se perde (metaforicamente ou não) e o cotidiano, o romance nos chega como um fluxo de consciência jorrando de forma engajada com os problemas do ser humano universal, trazido até numa espécie de prosa poética politizada.