DRAMATURGIA
Professor: Moisés Monteiro de
Melo Neto
PLANO DE DISCIPLINA
I – DADOS DE
IDENTIFICAÇÃO
1.
Nome
da disciplina: DRAMATURGIA
3.
Professor:
Moisés Monteiro de Melo Neto
4.
Período:
5.
Regime
de aula: Semanal- 1 encontro (4horas/ aula)
6. Carga horária: 60 horas/aula
7. Participantes: Turma de Letras
II –
JUSTIFICATIVA
A construção
de uma nova prática pedagógica quanto da construção do texto teatral está
diretamente ligada à concepção de mundo, de homem e de conhecimento que
fundamenta as relações cotidianas. Repensar essa prática tendo como referência
significativa criar um movimento constante de construção e desconstrução.
O conhecimento é construído
individual e coletivamente a partir de um processo em que o sujeito interage
com a realidade (outras pessoas, ambientes sociocultural, ambientes físicos
etc.)
Portanto a cadeira de estudo da
Dramaturgia é concebida como um processo de construção que envolve um momento
de estudo, um de debate, um momento de (re) leitura e, simultaneamente, um
momento de articulação com a prática, já que se trata de um curso de Formação
de atores/ atrizes. Este último subsidiado por orientações que questionaram,
sugerem, e apontam caminhos que possibilitam ao aluno refletir sobre a prática teatral.
III –
OBJETIVOS GERAIS
Propiciar condições para que os alunos sejam capazes de:
Perceber a atividade
interpretativa de um sujeito sobre o objeto; considerando a relação do texto
com seu contexto, situacional/ cultural ou linguístico, partindo de um
pressuposto de conhecimento que permitirá realizar a interpretação, vinculado
as pistas textuais explícitas e implícitas; transformando, assim, os sentidos
do texto, gerando novos conhecimentos e/ou explorando outras possibilidades na
análise e ensino da produção literária, principalmente a brasileira.
A
disciplina destina-se a instrumentalizar atores tornando-os mais atentos na
análise de textos teatrais, investigando-os, traçando estratégias por meio de
possíveis interpretações. Trataremos a dramaturgia a partir da Grécia
Antiga até a contemporaneidade, enquanto compreensão e expressão. O aprendizado
da produção e divulgação destas obras facilitará a organização de ideias em
sequência lógica; domínio das técnicas e práticas no trato com tais
textos, estudando conteúdo, estilo e conteúdo,
possibilitando o domínio social da comunicação, capacidade de linguagem e gêneros.
Ampliar o processo de
iniciação do aluno-ator e da aluna-atriz com informações e práticas específicas
e mais detalhadas relacionadas com o saber teatral. O estudo sobre dramaturgia
será aprofundado, gerando a necessidade de reflexão mais abrangente sobre o
assunto fortalecendo uma articulação efetiva entre conteúdos e culturais,
interligando signos e valores do imaginário social e atuando como intérpretes
do seu tempo e da sua cultura.
Levar os alunos a conhecer e analisar criticamente
algumas correntes da dramaturgia mundial.
Estabelecer relações entre as teorias os textos
teatrais no contexto sociocultural em que estão inseridas.
Identificar
possíveis relações entre algumas obras.
Entender como podemos traçar paralelos entre
algumas dessas peças teatrais.
Compreender, por meio de descrições e exemplos
alguns aspectos principais da dramaturgia desde a Grécia antiga até o final do século XIX, e neste 1º semestre de 2018, do final do século até os dias de hoje.
IV
– EMENTA
Dramaturgia História e
conceituação da Dramaturgia, valorizando a leitura e o consequente estudo sobre
textos dramáticos representativos de várias convenções dramatúrgicas, dos
gregos até a contemporaneidade.
V –
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
VI
– METODOLOGIA/ ATIVIDADES
Serão
utilizadas diversas técnicas participativas de ensino-aprendizagem, como
seminários, painéis integrados, mesas-redondas, aulas expositivas, utilização
de vídeos com adaptações dos textos comentados em sala de aula, os alunos serão
convidados a ler os trechos das peças analisadas durante o curso. Haverá além
da indicação bibliográfica uma apostila especialmente elaborada para esta disciplina.
Buscaremos a articulação entre as disciplinas.
- Por
tratar-se de um curto espaço de tempo, a aula terá um formato puramente
expositivo com comentários instigantes procurando motivar o aluno, que levará
para casa a apostila com os trechos comentados, a uma pesquisa mais detalhada e
profícua.
- Tal metodologia busca fornecer ao espaço da
sala de aula um caráter dinâmico e dialógico.
- Leitura, contextualização e análise de trechos com observações sobre as teorias mencionadas.
- Leitura, contextualização e análise de trechos com observações sobre as teorias mencionadas.
VII – CONTEÚDO
UNIDADES DIDÁTICAS
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CARGA HORÁRIA
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UNIDADE I
1)
Oscar Wilde (O leque de LADY WINDMERE): o teatro da irreverência:
ironia à era vitoriana
2)
Lirismo e
crítica social em Maiakovski: O Percevejo; A teoria do grotesco. Jarry
(trecho de Ubu Rei). A História do comunismo contada por doentes mentais,
de Matéi Visniec.
3)
Simbolismo:
Maeterlink e O pássaro azul.
4)
Tchekhov
(Naturalismo?): O Jardim das Cerejeiras.
5) O insólito e o surreal em Qorpo Santo: análise de
As relações naturais. Samuel Beckett: Esperando Godot;
Pirandello: Seis personagens à procura de um autor. Ionesco.
6)
ILUSIONISMO
E ANTIILUSIONISMO: Lorca (Bodas de sangue, uma análise).
7)
Arthur
Miller (A morte do caixeiro viajante; As feiticeiras de Salém).
8)
ÉPICO
MODERNO: Brecht. Georg Büchner: A
morte de Danton.
9)
O caso Jean
Genet. Sartre. Tenessee Williams (Um bonde chamado desejo)
10) Nelson Rodrigues .
11) O caso Eles não usam black tie. Teatro
contemporâneo. David Mamet e sua OLLEANA.
12) O teatro de Woody Allen. O teatro comercial: A
Ratoeira, de Agatha Christie.
13) Edward Albee. Quem tem medo de Virginia Wolf?
Peter Weiss: Marat Sade.
14) Grandes nomes da Dramaturgia no Brasil. Panorama
geral. Martins Pena; Hermilo Borba Filho (A donzela Joana)
15) O teatro
para a infância e juventude (Maria Clara Machado O cavalinho Azul); Pernambuco de
Oliveira e Sylvia Ortoff.
16) Besteirol ou não?
Besame Mucho, de Mário Prata. Ainda existe o Stand up comedy?
17) Dramas circenses (Org. por Índia Moreno e Albemar
Araújo). A louca do jardim, por Claudino dos Lagos.
18) Seminário de Dramaturgia contemporânea. Pesquisa
dos alunos. Aspectos teóricos do texto dramático. Copi: Eva Perón.
19) Seminário de Dramaturgia contemporânea. Pesquisa
dos alunos. Aspectos teóricos do texto dramático. O casamento suspeitoso
(Ariano Suassuna). Flores d´América, de João Denys Araújo Leite.
20) Seminário de Dramaturgia contemporânea. Pesquisa
dos alunos. Aspectos teóricos do texto dramático
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TOTAL
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VIII– ESTRUTURA(S) DE APOIO/RECURSOS DIDÁTICOS
- Quadro branco e pincel; livros; textos xerografados/ apostila, Notebook, DATA SHOW.
IX – AVALIAÇÃO/ Aspectos a serem avaliados:
- Os alunos seriam convocados a aprofundar mais o estudo sobre os autores em foco; trabalhos em grupo, trabalhos individuais, participação nas atividades do curso etc.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BOAL,
Augusto. Técnicas Latino-Americanas de teatro popular: uma revolução
copernicana ao contrário. São
Paulo: Hucitec, 1975.
______________. Teatro do oprimido e
outras poéticas políticas. Rio deJaneiro.
Civilização Brasileira. 1975.
BORBA FILHO, Hermilo. História do
Teatro. Rio de Janeiro: Ed. Casa do Estudante do Brasil, 1950
_________________ (Org.) Teoria e
prática do teatro: antologia. São Paulo: Agência Ed. Íris, 1960.
________________Diálogo do
encenador. Recife: Imprensa Universitária, 1964.
BALL, David. Um guia para leitura de peças teatrais. São Paulo:
Perspectiva, 2014.
BENTLEY, Eric. O dramaturgo como pensador. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira,1991.
BROOK, Peter. O espaço vazio.Rio de Janeiro: Apicuri, 2015.
ESSLIN, Martin. Uma anatomia do drama. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
MELONETO, Moisés Monteiro.
Dramaturgia dos Gregos aos Nosso Dias. Recife, Edições Ilusionistas, 2015.
PALLOTTINI, Renata. Introdução à dramaturgia. São Paulo: Brasiliense, 1983.
_______________. Dramaturgia: construção da personagem. São Paulo: Ática, 1989.
MAGALDI, O texto no teatro. São Paulo: Perspectiva, 2012.
PEACOCK, Ronald. Formas da literatura dramática.Rio de Janeiro: Ed. Zahar.
ROSENFELD, Anatol. Texto/contexto. São Paulo: Perspectiva, 1985.
_________________
Prismas do Teatro. S.
Paulo: Perspectiva, 1993
_________________.
Teatro Alemão. S. Paulo: Brasiliense, 1968
_________________.
Teatro Épico. S. Paulo: DESA, 1965 (reeditado
pela Perspectiva em 1985)
_________________.
Teatro Moderno. S. Paulo, Perspectiva, 1977.
RYNGAERT, Jean
Pierre. Introdução
à análise do teatro. São
Paulo: Martins Fontes, 1995.
ZUMTHOR,
Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo : Cosac Naify, 2007.
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