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domingo, 22 de setembro de 2019

CURSO DE DRAMATURGIA. Professor: Moisés Monteiro de Melo Neto


DRAMATURGIA



  
Professor: Moisés Monteiro de Melo Neto







PLANO DE DISCIPLINA



I – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.    Nome da disciplina: DRAMATURGIA

2. Universidade

3.    Professor: Moisés Monteiro de Melo Neto
                                                          
4.    Período:  

5.    Regime de aula: Semanal- 1 encontro (4horas/ aula)

6.    Carga horária: 60 horas/aula

7.    Participantes: Turma de Letras


II – JUSTIFICATIVA

A construção de uma nova prática pedagógica quanto da construção do texto teatral está diretamente ligada à concepção de mundo, de homem e de conhecimento que fundamenta as relações cotidianas. Repensar essa prática tendo como referência significativa criar um movimento constante de construção e desconstrução.
O conhecimento é construído individual e coletivamente a partir de um processo em que o sujeito interage com a realidade (outras pessoas, ambientes sociocultural, ambientes físicos etc.)
Portanto a cadeira de estudo da Dramaturgia é concebida como um processo de construção que envolve um momento de estudo, um de debate, um momento de (re) leitura e, simultaneamente, um momento de articulação com a prática, já que se trata de um curso de Formação de atores/ atrizes. Este último subsidiado por orientações que questionaram, sugerem, e apontam caminhos que possibilitam ao aluno refletir sobre a prática teatral.
                                                 

III – OBJETIVOS GERAIS
            Propiciar condições para que os alunos sejam capazes de:
Perceber a atividade interpretativa de um sujeito sobre o objeto; considerando a relação do texto com seu contexto, situacional/ cultural ou linguístico, partindo de um pressuposto de conhecimento que permitirá realizar a interpretação, vinculado as pistas textuais explícitas e implícitas; transformando, assim, os sentidos do texto, gerando novos conhecimentos e/ou explorando outras possibilidades na análise e ensino da produção literária, principalmente a brasileira.
A disciplina destina-se a instrumentalizar atores tornando-os mais atentos na análise de textos teatrais, investigando-os, traçando estratégias por meio de possíveis interpretações. Trataremos a dramaturgia a partir da Grécia Antiga até a contemporaneidade, enquanto compreensão e expressão. O aprendizado da produção e divulgação destas obras facilitará a organização de ideias em sequência lógica; domínio das técnicas e práticas no trato com tais textos,  estudando conteúdo, estilo e conteúdo, possibilitando o domínio social da comunicação, capacidade de linguagem e gêneros.
Ampliar o processo de iniciação do aluno-ator e da aluna-atriz com informações e práticas específicas e mais detalhadas relacionadas com o saber teatral. O estudo sobre dramaturgia será aprofundado, gerando a necessidade de reflexão mais abrangente sobre o assunto fortalecendo uma articulação efetiva entre conteúdos e culturais, interligando signos e valores do imaginário social e atuando como intérpretes do seu tempo e da sua cultura.
Levar os alunos a conhecer e analisar criticamente algumas correntes da dramaturgia mundial.
Estabelecer relações entre as teorias os textos teatrais no contexto sociocultural em que estão inseridas.
 Identificar possíveis relações entre algumas obras.
Entender como podemos traçar paralelos entre algumas dessas peças teatrais.
Compreender, por meio de descrições e exemplos alguns aspectos principais da dramaturgia desde a Grécia antiga até o final do século XIX, e neste 1º semestre de 2018, do final do século  até   os dias de hoje.


IV – EMENTA
Dramaturgia História e conceituação da Dramaturgia, valorizando a leitura e o consequente estudo sobre textos dramáticos representativos de várias convenções dramatúrgicas, dos gregos até a contemporaneidade.


V – OBJETIVOS ESPECÍFICOS


VI  METODOLOGIA/ ATIVIDADES

Serão utilizadas diversas técnicas participativas de ensino-aprendizagem, como seminários, painéis integrados, mesas-redondas, aulas expositivas, utilização de vídeos com adaptações dos textos comentados em sala de aula, os alunos serão convidados a ler os trechos das peças analisadas durante o curso. Haverá além da indicação bibliográfica uma apostila especialmente elaborada para esta disciplina. Buscaremos a articulação entre as disciplinas. 

- Por tratar-se de um curto espaço de tempo, a aula terá um formato puramente expositivo com comentários instigantes procurando motivar o aluno, que levará para casa a apostila com os trechos comentados, a uma pesquisa mais detalhada e profícua.
 - Tal metodologia busca fornecer ao espaço da sala de aula um caráter dinâmico e dialógico.
- Leitura, contextualização e análise de trechos com observações sobre as teorias mencionadas.

VII – CONTEÚDO

UNIDADES DIDÁTICAS
CARGA HORÁRIA
UNIDADE I


1)    Oscar Wilde (O leque de LADY WINDMERE): o teatro da irreverência: ironia à era vitoriana

2)    Lirismo e crítica social em Maiakovski: O Percevejo; A teoria do grotesco. Jarry (trecho de Ubu Rei). A História do comunismo contada por doentes mentais, de Matéi Visniec.

3)    Simbolismo: Maeterlink e O pássaro azul.


4)    Tchekhov (Naturalismo?): O Jardim das Cerejeiras.


5)    O insólito e o surreal em Qorpo Santo: análise de As relações naturais. Samuel Beckett: Esperando Godot; Pirandello: Seis personagens à procura de um autor. Ionesco.

6)    ILUSIONISMO E ANTIILUSIONISMO: Lorca (Bodas de sangue, uma análise).


7)    Arthur Miller (A morte do caixeiro viajante; As feiticeiras de Salém).


8)    ÉPICO MODERNO: Brecht.  Georg Büchner: A morte de Danton.


9)    O caso Jean Genet. Sartre. Tenessee Williams (Um bonde chamado desejo)


10) Nelson Rodrigues .

11) O caso Eles não usam black tie. Teatro contemporâneo. David Mamet e sua OLLEANA.

12) O teatro de Woody Allen. O teatro comercial: A Ratoeira, de Agatha Christie.

13) Edward Albee. Quem tem medo de Virginia Wolf? Peter Weiss: Marat Sade.


14) Grandes nomes da Dramaturgia no Brasil. Panorama geral. Martins Pena; Hermilo Borba Filho (A donzela Joana)

15)  O teatro para a infância e juventude (Maria Clara Machado  O cavalinho Azul); Pernambuco de Oliveira e Sylvia Ortoff.

16) Besteirol ou não?  Besame Mucho, de Mário Prata. Ainda existe o Stand up comedy?

17) Dramas circenses (Org. por Índia Moreno e Albemar Araújo). A louca do jardim, por Claudino dos Lagos.

18) Seminário de Dramaturgia contemporânea. Pesquisa dos alunos. Aspectos teóricos do texto dramático. Copi: Eva Perón.

19) Seminário de Dramaturgia contemporânea. Pesquisa dos alunos. Aspectos teóricos do texto dramático. O casamento suspeitoso (Ariano Suassuna). Flores d´América, de João Denys Araújo Leite.

20) Seminário de Dramaturgia contemporânea. Pesquisa dos alunos. Aspectos teóricos do texto dramático




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TOTAL
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VIII ESTRUTURA(S) DE APOIO/RECURSOS DIDÁTICOS

- Quadro branco e pincel; livros; textos xerografados/ apostila, Notebook, DATA SHOW.


IX
AVALIAÇÃO/ Aspectos a serem avaliados:

- Os alunos seriam convocados a aprofundar mais o estudo sobre os autores em foco; trabalhos em grupo, trabalhos individuais, participação nas atividades do curso etc.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA 
BOAL, Augusto. Técnicas Latino-Americanas de teatro popular: uma revolução copernicana ao contrário. São Paulo: Hucitec, 1975.
______________. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio deJaneiro. Civilização Brasileira. 1975.
BORBA FILHO, Hermilo. História do Teatro. Rio de Janeiro: Ed. Casa do Estudante do Brasil, 1950
_________________ (Org.) Teoria e prática do teatro: antologia. São Paulo: Agência Ed. Íris, 1960.
________________Diálogo do encenador. Recife: Imprensa Universitária, 1964.
BALL, David. Um guia para leitura de peças teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2014.
BENTLEY, Eric. O dramaturgo como pensador. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1991.
BROOK, Peter. O espaço vazio.Rio de Janeiro: Apicuri, 2015.
ESSLIN, Martin. Uma anatomia do drama. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
MELONETO, Moisés Monteiro. Dramaturgia dos Gregos aos Nosso Dias. Recife, Edições Ilusionistas, 2015.
PALLOTTINI, Renata. Introdução à dramaturgia. São Paulo: Brasiliense, 1983.
_______________. Dramaturgia: construção da personagem. São Paulo: Ática, 1989.
MAGALDI, O texto no teatro. São Paulo: Perspectiva, 2012.
PEACOCK, Ronald. Formas da literatura dramática.Rio de Janeiro: Ed.  Zahar.
ROSENFELD, Anatol. Texto/contexto. São Paulo: Perspectiva, 1985.
_________________ Prismas do Teatro. S. Paulo: Perspectiva, 1993
_________________. Teatro Alemão. S. Paulo: Brasiliense, 1968
_________________. Teatro Épico. S. Paulo: DESA, 1965 (reeditado pela Perspectiva em 1985)
_________________. Teatro Moderno. S. Paulo, Perspectiva, 1977.
RYNGAERT, Jean Pierre. Introdução à análise do teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo : Cosac Naify, 2007.



PROFESSOR DOUTOR MOISÉS MONTEIRO DE MELO NETO




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