Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de março de 2024

Nova PAIXÃO DE CRISTO. Texto de Moisés Monteiro de Melo Neto. Direção José Francisco Filho

 

Recife recebe espetáculo inovador 'A Paixão' na Igreja de Santa Tereza D'Ávila

Com uma duração de uma hora, a obra apresenta uma visão singular de Jesus Cristo, retratado como um homem nordestino

20/03/2024 às 17h31Atualizada em 20/03/2024 às 19h12
Por: Agenda News PE
Compartilhe:
Foto: Assessoria de Comunicação/divulgação
Foto: Assessoria de Comunicação/divulgação

Na quarta-feira (27), celebrando o Dia Internacional do Teatro e o aniversário do autor Moisés Monteiro de Melo Neto, chega o tão aguardado espetáculo "A Paixão". Com direção de Zé Francisco, a peça será encenada na majestosa Igreja de Santa Tereza D'Ávila, localizada na Avenida Dantas Barreto, no bairro de São José, ao lado da Basílica de Nossa Senhora do Carmo. O espetáculo também será apresentando nos dias 28 e 29 de março, às 18h, mesmo horário do dia 27.

O diretor (camisa vermelha) com o autor (às sua direita) e o elenco desta nova PAIXÃO DE CRISTO


"A Paixão", escrita por Moisés Neto, promete surpreender e emocionar o público. Com uma duração de uma hora, a obra apresenta uma visão singular de Jesus Cristo, retratado como um homem nordestino, pernambucano, recifense, com uma conexão profunda com a terra e a cultura do sertão de Pernambuco. Apesar de idealizada para ser apresentada no Vale do Catimbau, a pandemia forçou a produção artística a adaptar o espetáculo para a magnífica Igreja de Santa Tereza D'Ávila.

Moisés Neto, inspirado por autores como Nikos Kasantzákis e José Saramago, compartilha que a criação de seu Jesus Cristo foi impulsionada por reflexões profundas sobre a figura histórica e religiosa. Para o dramaturgo, Jesus é não apenas um ícone religioso, mas também um grande pensador, cujo legado transcende séculos.

José Francisco, renomado diretor teatral, descreve "A Paixão" como uma experiência marcante em sua carreira. Ao contrário das tradicionais Paixões de Cristo, o espetáculo propõe uma abordagem diferenciada dos textos bíblicos, mantendo os elementos essenciais da narrativa, mas reinterpretando-os de forma única e inovadora.

Destacando a importância histórica de Antônio Conselheiro na fé popular brasileira, José Francisco e Moisés Neto exploram as semelhanças entre esse personagem e a figura de Jesus, enriquecendo ainda mais a trama e trazendo uma perspectiva revolucionária ao espetáculo.

Uma das características distintivas de "A Paixão" é seu elenco enxuto, com apenas 11 atores interpretando os papéis principais, o que possibilita sua apresentação em outras igrejas monumentais pelo Brasil. Essa abordagem, segundo o diretor, não apenas torna o espetáculo mais viável tecnicamente, mas também ressalta sua natureza inovadora.

O elenco, composto pelos atores Buarque de Aquino - Herodes, Flávio Freire - Antônio Conselheiro, Ismael Holanda - Antônio Conselheiro 2, Ibson Quirino - Jesus, Roberta Marciana - Maria, Alef Vidal - Soldado 1 - Wescley Mariano - Soldado 2, Emerson Rodrigues - Pilatos, Misia Coutinho - Madalena,  Ana Persi - Demônio. Com uma equipe técnica liderada por profissionais experientes como Luciano Rudrox, Jathyles Miranda e Ricardo Vendramini, "A Paixão" promete transportar o público para uma jornada única de reflexão e emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário