Teve início segunda-feira (21 de setembro de 2020, pela UFPE CAC) o III Colóquio Lucila Nogueira, evento que tem como objetivo promover a reflexão e discussão para formação crítica por meio do intercâmbio de experiências e produções científicas literárias. O colóquio, que conta com apoio do Departamento de Letras da UFPE, é gratuito e acontecerá de forma on-line, através da plataforma Google Meet.
Esta edição, que se estende até o dia 23 deste mês, terá como tema “A Poesia da Paraíba e de Pernambuco”. Três dias de evento discutindo a poesia da “Geração 65” até o presente, em ambos os estados, além de outros temas. A programação conta com conferências, lançamentos de livros, mesas-redondas e apresentações culturais. O encerramento haverá apresentações culturais e lançamentos de livros e uma conferência sobre a poesia da autora LUCILA NOGUEIRA, que dá nome ao colóquio e apresentação do projeto de reedição de três livros de sua fase inicial (Almenara, A Dama de Alicante e Livro do Desencanto). Essa iniciativa é uma ação de projeto do Funcultura 2017-2018, que tem como coordenador e editor o jornalista e escritor André Cervinskis.
Em sua terceira edição, os homenageados do evento são os poetas Ângelo Monteiro, José Rodrigues de Paiva, Sérgio de Castro Pinto e Linaldo Guedes. O Prof. Dr. Moisés Monteiro de Melo Neto, da Universidade de Pernambuco falará sobre a poesia de Jomard Muniz de Britto. O colóquio pretende ser uma continuidade do Colóquio Cecília Meireles, empreendido pelo falecido professor Esmam Dias, tendo como foco a literatura pernambucana e contemporânea, especialmente poesia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário